Porto de Itaguaí (RJ) recebe navio de 366 metros pela primeira vez

A embarcação atracou no terminal Sepetiba Tecon, em uma operação que também marcou a primeira manobra com uma profundidade vertical de 15,4 metros

O Porto de Itaguaí (RJ) recebeu pela primeira vez, nesta segunda-feira (12), o navio MSC Orion, do tipo New Panamax, com 366 metros de comprimento e 51 metros de largura.

Redação

O Porto de Itaguaí (RJ) recebeu pela primeira vez, nesta segunda-feira (12), o navio MSC Orion, do tipo New Panamax, com 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. A embarcação atracou no terminal Sepetiba Tecon, em uma operação que também marcou a primeira manobra com uma profundidade vertical de 15,4 metros. Este feito é inédito no estado do Rio de Janeiro.

Com acesso aquaviário e terrestre altamente eficiente, o Porto de Itaguaí conecta-se aos principais polos econômicos da região, que representam mais da metade do PIB nacional. A nova linha de transporte também oferece uma opção de exportação direta para a Ásia, beneficiando especialmente os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

O superintendente de planejamento e desenvolvimento de negócios da PortosRio, autoridade portuária responsável pela administração do porto, Felipe Fonseca, afirmou que o “Itaguaí foi o primeiro porto do Brasil a ser homologado pela Marinha para receber navios de 366 metros. Hoje, celebramos a concretização desse trabalho de excelência, resultado de uma colaboração eficaz entre a Autoridade Portuária, a Autoridade Marítima, a Praticagem e o Sepetiba Tecon. Este é um marco significativo não apenas para o porto, mas para o Estado do Rio de Janeiro e para o país.”

O presidente da PortosRio, Francisco Martins, disse que a chegada do MSC Orion ao Porto de Itaguaí reafirma capacidade de receber grandes embarcações e destaca a importância do Rio de Janeiro como um dos principais centros logísticos da América do Sul. “Estamos otimistas quanto ao futuro, com novos arrendamentos programados e investimentos em infraestrutura que visam tornar nossos portos ainda mais eficientes e competitivos.”

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