Mercedes-Benz eActros 600 completa circuito de 15 mil km pela Europa

Após 45 dias e uma viagem por 22 países, os protótipos do caminhão totalmente elétrico da Mercedes-Benz chegam a Wörth am Rhein

A Mercedes-Benz Trucks concluiu a tour pela Europa com o caminhão elétrico eActros 600. A jornada durou 45 dias e percorreu 22 países, totalizando mais de 15.000 quilômetros

Redação

A Mercedes-Benz Trucks concluiu o circuito pela Europa com o caminhão elétrico eActros 600. A jornada durou 45 dias e percorreu 22 países, totalizando mais de 15 mil quilômetros. Os dois protótipos do caminhão, que estão próximos da produção em série, retornaram a Wörth am Rhein após rodarem 15.269 e 15.939 quilômetros, respectivamente. Durante a viagem, os caminhões, com um peso bruto total combinado de 40 toneladas, foram carregados exclusivamente em pontos de recarga públicos.

Segundo o chefe de testes globais da Mercedes-Benz Trucks, Dr. Christof Weber, a viagem exigiu um planejamento meticuloso, especialmente no que diz respeito ao carregamento em infraestrutura pública. “A experiência mostrou que o transporte de longa distância com bateria elétrica é viável, e a autonomia de 500 km do eActros 600 se provou confiável,” afirmou Weber.

O percurso, que começou em Frankfurt em 11 de junho, incluiu paradas em destinos como o Cabo Norte na Noruega e Tarifa, na Espanha, o ponto mais ao Sul da Europa Continental. A viagem também incluiu passagens por diversos países europeus, como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Polônia, e França, antes de retornar à Alemanha.

Revelação de resultados

Cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus acompanharam o tour, com a maioria deles experimentando a condução do eActros 600. A Mercedes-Benz Trucks compartilhará detalhes adicionais sobre os resultados e percepções do tour no próximo IAA Transportation, que ocorrerá em Hanover, no mês de setembro. Contudo, adiantou que a tour com o eActros 600 pela Europa visou obter percepções sobre a operação do caminhão em uma ampla variedade de rotas e condições climáticas, destacando a capacidade da bateria de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de acionamento elétrico que possibilitam uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz inicia testes de caminhões elétricos no Brasil, com Braspress e outros clientes

Veja também