Concessionária do aeroporto Galeão aposta em operações cargueiras para elevar participação

Para atrair mais aviões cargueiros, a RIOgaleão quer demonstrar mais eficiência e criar novas parcerias; objetivo é expandir a capacidade do aeroporto no mercado de cargas aéreas

Aline Feltrin

Do Rio de Janeiro

O aeroporto Tom Jobim (RJ), conhecido como Galeão, tem 16% de participação no mercado de carga aérea no Brasil, o dobro dos 8% de dez anos atrás, mas a concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto desde 2014, quer aumentar esse índice. Uma das estratégias é atrair mais aviões cargueiros para o aeroporto. Atualmente, os aeroportos de Guarulhos e de Viracopos, em São Paulo, têm a maior participação em movimentação de carga, com aproximadamente 31% da fatia. Em seguida está o Galeão e em terceiro o aeroporto de Manaus, com 12%. 

O gerente comercial de cargas da concessionária, Leandro Lopes, disse ao portal Transporte Moderno, durante a 8ª edição do Prêmio de Eficiência Logística (PEL) 2023, realizada na última quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, que, para alcançar esse propósito, será essencial a entrada de mais aviões cargueiros no aeroporto. “Há indústrias, como a de óleo e gás, que necessitam de equipamentos de grandes dimensões que não cabem em aviões de passageiros”, explicou Lopes. Ele destaca que a capacidade dos cargueiros e as frequências adicionais são cruciais para atender à demanda de mercado de cargas de grandes dimensões.

O aeroporto atualmente opera com dois cargueiros de Miami, dois da LATAM e um da Atlas – que passou a operar no aeroporto há três meses -, mas a expectativa é aumentar essa frequência até o final do ano. Segundo Lopes, cada cargueiro pode comportar até 100 toneladas, o que aumentaria a capacidade em cerca de 1.500 toneladas anuais com a adição de um novo voo semanal.

Leandro Lopes, gerente comercial de cargas da RIOgaleão (Divulgação)

O executivo revelou que a Atlas, uma das principais parceiras do aeroporto, opera atualmente com um Boeing 747, um dos maiores cargueiros disponíveis. “Estamos otimistas quanto à possibilidade de aumentar a frequência desses voos”, disse. Lopes disse ainda que a parceria é vista como fundamental para o crescimento do aeroporto, pois oferece uma solução logística mais eficiente para indústrias-chave do Rio de Janeiro, como a aeroespacial e a de óleo e gás.

Expectativa de crescimento

A chegada da Atlas ao Galeão trouxe um impacto considerável no volume de cargas. “Isso ajudou no nosso crescimento no primeiro semestre que foi de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, que já era um ano recorde para a concessionária”, afirma Lopes. Com essa tendência, a expectativa é fechar o ano com um aumento de 15% a 18% sobre 2023.

Segundo o balanço semestral de operações de carga, no primeiro semestre o Terminal de Cargas do RIOgaleão movimentou 29 mil toneladas de mercadorias entre importações e exportações, sendo as importações totalizando US$ 6,4 bilhões em valor declarado no primeiro semestre de 2024. Esse resultado representa um novo recorde desde o início da concessão.

Além disso, as operações do RIOgaleão Cargo estão 16% mais eficientes na comparação 2023 e 2022. Outro dado fornecido é que as operações estão 65% mais ágeis desde o início da concessão. Só no último ano houve uma redução de 6 horas e 42 minutos no tempo de liberação das cargas, segundo a empresa.

Os setores que mais contribuíram para esses resultados foram transporte aéreo, com aumentos de 21% em valor cif (custo, seguro e frete) e 19% em peso; petróleo e gás, com 18% em cif e 5% em peso; farmacêutico, com 21% em cif e 3% em peso. Além disso, o automotivo, com um crescimento de 118% em cif e 218% em peso.

Segundo a companhia, esses aumentos refletem questões de mercado, como o crescimento do setor de petróleo e gás, a força da indústria farmacêutica e os investimentos no mercado de aviação no Rio de Janeiro. A maior oferta de rotas para o estado e o reconhecimento dos clientes na eficiência das operações do RIOgaleão Cargo também explicam o avanço, segundo a empresa.

Conversas com a Avianca

Outro motivo que faz com que a concessionária eleve as expectativas sobre o aumento de aviões cargueiros no aeroporto é a possível entrada da Avianca. O diretor de negócios aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, revelou que a concessionária já está em conversas com a companhia aérea.

Fehring disse que o crescimento e a eficiência do aeroporto têm sido fundamentais para atrair novas empresas. “O aeroporto Galeão tem se posicionado como um hub nacional, com cargas chegando de várias regiões do país para serem distribuídas”, comenta. Essa eficiência tem reduzido o tempo de giro do armazém em 65% comparado ao ano passado, permitindo uma capacidade ociosa que pode dobrar o volume atual sem necessidade de novos investimentos significativos.

A jornalista viajou para o Rio de Janeiro a convite da RIOgaleão

Veja também