A Lat.Bus 2024 foi um sucesso de público, atraindo cerca de 20 mil pessoas, entre visitantes, convidados, profissionais do setor e empresas participantes. “Nossa proposta era reunir todos os players ligados ao transporte de passageiros e mobilidade, e os empresários de todos os segmentos – urbano, rodoviário e fretamento – em um grande evento. A Lat.Bus se consolidou como um hub latino-americano para o setor”, comentou Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, empresa organizadora da feira.
Além dos produtos e serviços apresentados pelas fabricantes de chassis, carrocerias, peças, acessórios e provedores de tecnologia, a Lat.Bus 2024 se destacou pelo nível elevado dos encontros temáticos. O Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, abordando temas fundamentais para o setor como queda no fluxo passageiros, tarifa social, governança, tecnologia e eletrificação.
Uma das atrações do terceiro e último dia da Lat.Bus foi o Fórum do Transporte Sustentável, que discutiu os caminhos para a descarbonização do transporte de passageiros, a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, ESG na mobilidade urbana e no transporte de passageiros, a visão das entidades sobre essa jornada, o papel da eletrificação no transporte sustentável, e a eletromobilidade no transporte de passageiros: experiências práticas.
A descarbonização e a eletrificação foram os temas centrais do encontro. O primeiro painel propôs o debate sobre a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas e contou com a participação de Danielly Freire, gerente de Clima do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, como mediadora, além de Patrícia Acioli, diretora executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania, e Sergio Avelleda, sócio-fundador da Urucuia: Mobilidade Urbana.
ESG na mobilidade urbana e no transporte de passageiros foi tema do segundo painel do Fórum e se aprofundou na questão de integrar os princípios ESG no transporte de passageiros para uma mobilidade urbana mais sustentável e consciente, sob a moderação do professor Marcio D’Agosto, presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), Fernanda Rezende, diretora executiva adjunta na Confederação Nacional do Transporte (CNT), Francisco A. N. Christovam, diretor executivo da NTU, Letícia Pineschi Kitagawa, conselheira da ABRATI, Emerson Imbronizio, vice-presidente da ANTTUR, e Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Para abordar o tema do papel da eletrificação no transporte sustentável, o Fórum Transporte Sustentável contou com a participação de Adriana Taqueti, diretora de operações da TEVX Higer no Brasil. E fechando o evento, a temática teve como foco experiências práticas da eletromobilidade no transporte de passageiros, com a apresentação de cases, aprendizados e desafios futuros, apresentados pelos representantes das cidades em processo de implementação de frotas elétricas. A mediação foi feita por Mariana Batista, gerente da TUMI LATAM E-Bus Mission C40 e participaram Luis Felipe Vidal Arellano, secretário de Fazenda da Cidade de São Paulo, Ana Jayme, assessora de Investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e o representante de Fabrizzio Müller, secretário de Mobilidade Urbana de Salvador.
A Oficina de Tecnologia teve como tema central “Tecnologia a Serviço de uma Mobilidade mais Humana”. Profissionais das principais provedoras de tecnologia dedicada ao transporte coletivo urbano participaram do encontro e apresentaram as mais relevantes tendências da atualidade em termos de softwares, hardwares e outras ferramentas e inovações tecnológicas.
Também ocorreu um evento promovido pela Abrati, com palestras sobre impactos econômicos e oportunidades no setor de transporte, com o economista Ricardo Amorim.
Fórum Paulista
Na quinta-feira, 8 de agosto de 2024, a feira internacional Lat.Bus sediou uma reunião extraordinária do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. Três painéis foram desenvolvidos, todos coordenados por Valdeci Fogaça de Oliveira, presidente do Fórum Paulista e diretor-presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília–SP (EMDURB).
O primeiro painel, intitulado “Tecnologia a Serviço de uma Mobilidade Mais Humana”, começou com uma apresentação do especialista internacional em comunicação e marketing, Roberto Sganzerla. Também participou Paulo de Tarso Lamigueiro Toimil, diretor de Operações da Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (ABASP Mobility Cleaning House). Esta entidade sem fins lucrativos possui um modelo de unificação da bilhetagem e arrecadação do transporte público.
Rodney Freitas, CEO da Autopass, uma empresa de gestão da bilhetagem eletrônica para o transporte público, destacou a estrutura e capacidade de atuação de sua organização, que gerencia mais de cinco milhões de transações diárias, com mais de 13 milhões de cartões emitidos. Durante a sessão de comentários, Atílio André Pereira, coordenador do Fórum Paulista e secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia–SP, sugeriu uma oficina com os especialistas da Autopass. O objetivo seria permitir que os secretários e dirigentes de mobilidade urbana apresentem desafios específicos de seus municípios e recebam indicações de soluções. Rodney Freitas concordou com a ideia, sugerindo que a atividade aconteça nas dependências da Autopass.
O segundo painel ilustrou como o Fórum Paulista tradicionalmente discute e encaminha questões relacionadas ao trânsito urbano, que frequentemente é influenciado por regras e orientações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e da Secretaria Nacional de Trânsito. Este painel contou com a participação de Frederico Pierotti Arantes, presidente do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (CETRAN/SP), e comentários de José Luiz Nakama, conselheiro do CETRAN e assessor da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP).
No terceiro painel, realizado à tarde, Fábio Ney Damasceno, secretário de Transportes e Infraestrutura do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transportes e Mobilidade, fez uma conferência sobre “Transporte Coletivo Também a Serviço da Segurança Pública”. Ele explicou como o governo estadual está implantando um sistema de videomonitoramento de alta capacidade em ônibus, terminais e pontos de parada. Este sistema possui uma acurácia maior do que câmeras de reconhecimento facial usadas para autorizar o uso de cartões de bilhetagem, visando apoiar ações de segurança pública.
O sistema é capaz de reconhecer pessoas procuradas pela Justiça, acompanhar o deslocamento de indivíduos em regime aberto de cumprimento de pena e identificar pessoas desaparecidas. Uma câmera externa identifica placas de veículos procurados. Atualmente, as câmeras estão instaladas em 300 ônibus, e a previsão é que até setembro de 2024, esse número chegue a 600. Conforme o secretário, a meta é que até o final de 2025, todos os 1.800 ônibus do sistema de transporte da Região Metropolitana de Vitória estejam integrados a este esquema.