Redação
O Porto do Itaqui, no Maranhão, alcançou em julho de 2024 o maior volume mensal de movimentação de cargas de sua história, totalizando 3,7 milhões de toneladas. Este recorde supera o anterior, registrado em outubro de 2023, quando foram movimentadas 3,6 milhões de toneladas.
Apesar das chuvas intensas no primeiro semestre de 2024, com precipitações 10% maiores do que no ano anterior, a produtividade do porto continuou a crescer. Os granéis sólidos tiveram destaque, com um aumento de 9% na produtividade mecanizada e 6% nos demais granéis em comparação com 2023. Em julho, a movimentação de granéis sólidos foi 13,1% acima do esperado, totalizando 2.931.296 toneladas, superando o recorde anterior de 2.831.941 toneladas de outubro de 2023. A movimentação de fertilizantes também impressionou, com 478.228 toneladas, ultrapassando o recorde de dezembro de 2021.
“O crescimento na movimentação de cargas registrado pelo Porto do Itaqui é um reflexo do trabalho árduo e da sinergia entre nossas equipes e as empresas parceiras. Superar as expectativas de produtividade e alcançar novos recordes é uma conquista que reforça nossa posição estratégica no cenário nacional. Continuaremos investindo em eficiência e infraestrutura para garantir que o Porto do Desenvolvimento mantenha seu papel fundamental para a economia e logística do Brasil”, comemorou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.
Primeiro semestre
Nos primeiros seis meses de 2024, o Porto do Itaqui movimentou cerca de 15,6 milhões de toneladas de cargas. A soja se destacou como a principal carga, totalizando 8.018.108 toneladas, o que representa 51,1% do total movimentado no semestre. Esse volume reafirma a importância do agronegócio para a economia nacional e a posição estratégica do Porto do Itaqui como um dos principais canais de escoamento da produção agrícola do Brasil.
Outros destaques do semestre
O diesel foi responsável pela movimentação de 2.899.024 toneladas, representando 18,5% do total. Já os fertilizantes movimentaram 1.421.751 toneladas, correspondendo a 9,1% do total. A significativa movimentação de diesel destaca a importância dos combustíveis fósseis para a logística e a indústria na região. Além disso, a importação de fertilizantes é fundamental para sustentar a produção agrícola regional, especialmente em um cenário de crescimento contínuo do setor.
Um ponto importante foi o investimento realizado em 2023 para viabilizar a operação ship to ship, que adicionou 235 mil toneladas à movimentação no primeiro semestre de 2024, com o atendimento de sete navios a contrabordo. Uma dessas operações, que movimentou petróleo bruto, foi a primeira em 40 anos no Porto do Itaqui. Além disso, após um embarque-teste de exportação de alumínio em dezembro de 2023, a carga vem se consolidando, com o atendimento de quatro navios no primeiro semestre, totalizando 37 mil toneladas embarcadas até o fim de julho.