Portocel inicia operações no Porto de Santos, com recebimento de carga ferroviária

A operação envolveu 60 vagões que chegaram ao terminal por meio da ferrovia, marcando o início das atividades da Portocel em Santos, desde sua inauguração em julho

Aline Feltrin

Redação

No último domingo (4), a Portocel, empresa especializada em logística portuária, recebeu sua primeira carga no Terminal T32 da Suzano, localizado no Porto de Santos. A operação envolveu 60 vagões que chegaram ao terminal por meio da ferrovia, marcando o início das atividades da Portocel em Santos, desde sua inauguração em julho.

Em entrevista recente à edição n° 521 da revista Transporte Moderno, o gerente geral da Portocel, Alexandre Billot, afirmou que o planejamento para atuar no Porto de Santos começou em 2023. A empresa expandiu suas operações ao participar de uma concorrência de arrendamento da Suzano, colaborando com outras empresas portuárias. Com mais de 40 anos de experiência no Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, Espírito Santo, a Portocel agora traz seu conhecimento para Santos, com foco na movimentação de produtos florestais.

A expansão para o Porto de Santos gerou novos empregos, com a contratação de 50 trabalhadores locais para integrar a equipe de mais de 300 colaboradores da Portocel. A empresa vê essa expansão como uma oportunidade para ampliar suas atividades e reforçar sua atuação no setor de logística portuária.

O Terminal T32 passou recentemente por uma reforma significativa, que ampliou sua capacidade de armazenagem em cerca de 7 mil m² e adicionou quatro novas linhas à malha ferroviária. A estrutura agora conta com dois pórticos para descarregamento, permitindo operações simultâneas de até 44 vagões.

LEIA MAIS

Inédito: Portocel receberá 1,6 mil veículos da chinesa BYD

Veja também