Inmetro homologa balança de pesagem em movimento na BR-365

Nova tecnologia de pesagem em movimento promete aumentar a segurança viária e eficiência no controle de sobrecarga.

Aline Feltrin

Redação

A Ecovias do Cerrado, concessionária do grupo EcoRodovias, deu um passo importante para a inovação no controle de cargas em rodovias brasileiras. A balança de pesagem em movimento instalada no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG, recebeu homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conforme portaria n.º 402/2024, publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (1º de agosto).

Essa homologação atesta a confiabilidade do equipamento, que utiliza a tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM), inédita no Brasil. Conforme a concessionária, a tecnologia possibilita a medição de veículos comerciais de forma automática, com sensores instalados diretamente nas pistas e câmeras inteligentes posicionadas em pórticos.

Homologação e funcionamento da balança

A balança HS-WIM funciona em caráter experimental e foi submetida a rigorosos testes conduzidos pelo Inmetro e pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM). Os testes realizados em março e junho deste ano avaliaram a precisão dos sensores, o tempo de processamento dos dados e a confiabilidade dos resultados, utilizando veículos comerciais reais em diversas velocidades. Os resultados mostraram que o equipamento consegue medir a carga dos veículos na velocidade da via, que é de 90 km/h.

Impactos tecnologia de pesagem

Segundo a Ecovias do Cerrado, desde o início dos testes, a balança HS-WIM já pesou mais de 257 mil veículos, identificando 9,7 mil veículos com sobrecarga, incluindo um que excedia o limite em mais de 25 toneladas. Essa capacidade de monitoramento contínuo, 24 horas por dia, é uma vantagem estratégica para a segurança viária.

O diretor -superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, destaca que a homologação da nova tecnologia ajuda a garantir a segurança nas estradas. “Sabemos que a sobrecarga está diretamente ligada a uma maior probabilidade de tombamentos, colisões por falhas mecânicas, avarias em pavimento, entre outros problemas”, explica Fernandes.

Além do equipamento instalado no km 640 da BR-365, a Ecovias do Cerrado possui outras balanças de pesagem em movimento na velocidade da via nos km 12 e 110 da BR-364, localizados em São Simão-GO e Cachoeira Alta-GO. Outra balança está em fase de instalação no km 649, também em Uberlândia-MG.

LEIA MAIS

Riscos de acidentes em rodovias públicas são três vezes maiores

Veja também