Redação
A divisão aérea da Honeywell está prestes a lançar o Surf-A, um sistema que promete aumentar a segurança nas pistas dos aeroportos, oferecendo um “terceiro par de olhos” para os pilotos. Esta solução de alerta de superfície tem como objetivo prevenir invasões, saídas e outros incidentes nas pistas, aumentando a segurança em aeroportos ao redor do mundo.
Em junho, a Honeywell realizou uma demonstração do Surf-A em uma série de voos entre Seattle e Yakima, nos Estados Unidos, utilizando seu banco de testes Boeing 757. Se os testes continuarem a ser bem-sucedidos, o sistema poderá ser certificado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e estar disponível para comercialização em 12 a 18 meses.
O Surf-A utiliza dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego aéreo e emite alertas auditivos aos pilotos quando detecta um risco de colisão iminente nos próximos 30 segundos. O sistema pode emitir quatro tipos de alertas: “tráfego na reta final”, “tráfego atrás da aeronave”, “tráfego na pista” e “tráfego cruzando a pista”. Além dos alertas sonoros, o display de navegação dos pilotos exibe mensagens de texto correspondentes, proporcionando uma consciência situacional aprimorada.
Evolução do sistema de alerta
O Surf-A é uma evolução do já estabelecido sistema de alerta e aconselhamento de pista da Honeywell, que inclui o software SmartRunway/SmartLanding. Este software usa localização GPS combinada com dados geográficos para alertar os pilotos sobre possíveis riscos, como ultrapassagens de pista ou pousos em superfícies erradas. Ele também avisa sobre flaps de decolagem não ajustados, aproximações instáveis ou pistas muito curtas.
Além do Surf-A, a Honeywell está desenvolvendo o Surf-IA (Consciência Situacional na Superfície do Aeroporto com Indicações e Alertas), que adicionará indicadores visuais avançados aos displays de voo. O Surf-IA é voltado para novas aeronaves, enquanto o Surf-A será oferecido como um retrofit acessível e fácil de instalar em aeronaves existentes.
Honeywell adquire divisão de GNL da Air Products por R$9,76 bilhões