Aline Feltrin
A Librelato, uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, está colhendo os frutos de sua estratégia focada em consórcios, modalidade de compra que registrou crescimento de 25% no primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho, a empresa contabilizou a venda de aproximadamente 150 novas cotas de consórcio, superando as 120 vendidas no mesmo período do ano anterior.
Em entrevista ao portal Transporte Moderno, o gerente comercial do Consórcio Librelato, Manuel Bernardo revelou que a expectativa para o ano é de um aumento de 30% em novas cotas. Segundo o executivo, isso é reflexo de uma mudança no perfil do consumidor, que está cada vez mais inclinado a buscar modalidades de aquisição sem juros e com planejamento a longo prazo. “O consórcio se tornou uma modalidade muito atrativa para clientes que desejam ampliar e renovar suas frotas sem recorrer ao crédito tradicional, que pode ser mais oneroso.”
Em termos de créditos, a Librelato movimentou cerca de R$ 140 milhões apenas no primeiro semestre de 2024, demonstrando um potencial de crescimento ainda maior para o restante do ano. A expectativa da empresa é alcançar a marca de R$ 500 milhões até dezembro, um avanço em relação aos R$ 428 milhões atingidos em 2023.
O desempenho é atribuído a vários fatores, incluindo a dificuldade financeira e as restrições impostas pelas instituições bancárias para o financiamento de semirreboques, especialmente usados. “A taxa de administração, que substitui os juros no consórcio, é uma vantagem considerável para aqueles que querem planejar a renovação ou ampliação de suas frotas”, explica o executivo.
Mudanças no perfil do consumidor
A crescente adesão ao consórcio está também ligada a uma mudança cultural entre os empresários do transporte. Segundo Bernardo, há um movimento claro de planejamento financeiro mais robusto, especialmente entre pequenas empresas, que representam cerca de 60% dos clientes do Consórcio Librelato. “Este grupo tem mostrado um crescimento anual de 15% a 20%, com muitos empresários autônomos e pequenos frotistas usando o consórcio como uma poupança forçada para o futuro.”
O perfil dos clientes da Librelato está em transformação, com uma divisão quase equilibrada entre pequenas e grandes empresas, algo que era diferente no passado, quando grandes corporações dominavam o mercado de consórcios. Conforme o executivo, o movimento é, em parte, uma resposta à escassez de crédito e aos altos juros que impulsionam o planejamento financeiro entre os pequenos empresários.
Inovação e novidades
A Librelato também aposta em inovação e novos produtos como motores de crescimento. A empresa planeja lançar novidades durante a Fenatran, uma das maiores feiras do setor de transporte da América Latina. Parte da estratégia inclui uma campanha de vendas que premiará clientes com semirreboques, atraindo ainda mais interessados para o consórcio.
“Sortearemos dois semirreboques entre os clientes que adquiriram cotas este ano. Esta iniciativa é parte de nossa campanha para atrair novos clientes e consolidar nossa presença no mercado”, conta Bernardo.
Com um cenário de crédito desafiador e a constante evolução das necessidades dos clientes, a Librelato se mantém otimista quanto ao futuro dos consórcios no Brasil. O foco em planejamento e personalização do atendimento promete impulsionar ainda mais as vendas, conforme o executivo. De acordo com ele, a expectativa é que as condições econômicas e as novas ofertas de produtos estimulem ainda mais o crescimento das vendas no segundo semestre de 2024.
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