Supernavio de 366 metros atraca pela primeira vez no Porto de Suape. O MSC Orion, da classe New Panamax e com capacidade de carregamento de 15 mil TEUs, fez escala no atracadouro pernambucano, durante viagem inaugural

Antes da atracação do MSC Orion, o maior navio aportado em Suape foi o APL Dublin, de bandeira de Singapura

Mais um recorde histórico é registrado pelo Porto de Suape. O gigante do mar MSC Orion, porta-contêiner de classe mundial New Panamax, com 366 metros de comprimento, 51 metros de largura e 16 metros de calado, é o maior navio já recebido pelo atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do Brasil. A  manobra de atracação ocorreu no Terminal de Contêineres (Tecon Suape), no final da manhã de sábado (27).

As últimas escalas do MSC Orion ocorreram no Porto de Caucedo, na República Dominicana (Caribe), e no Porto de Salvador (BA), respectivamente. A embarcação, de bandeira portuguesa, começou a transportar carga conteinerizada em 2020.

Antes da atracação do MSC Orion, o maior navio aportado em Suape foi o APL Dublin, de bandeira de Singapura. A atracação ocorreu em 11 de março de 2023 e a embarcação permaneceu no porto até o dia 13. Pertencente à empresa CMA CGM, o porta-contêiner de classe mundial tem 347,29 metros e largura de 45,28 metros, com calado máximo de 15,5 metros e capacidade para transportar 10.700 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés). Na operação, foram movimentados mais de 1.500 contêineres. Na época, o navio partiu de Suape com destino ao Porto de Santos, no litoral paulista.

Veja também