O Porto de São Sebastião alcançou um novo recorde histórico no primeiro semestre deste ano, movimentando 760 mil toneladas de cargas, um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um levantamento da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). As principais cargas foram açúcar a granel (287,5 mil toneladas), barrilha a granel (190,3 mil toneladas), e coque de petróleo a granel (107,5 mil toneladas).
Segundo Ernesto Sampaio, diretor-presidente da CDSS, a expansão da capacidade de armazenagem com 11 novos armazéns despertou o interesse de importadores e exportadores, fortalecendo o Porto como uma alternativa logística atraente. Investimentos significativos também foram realizados em infraestrutura, como melhorias no centro de controle operacional, pavimentação de pátios, e um novo sistema de automação e segurança.
O Porto oferece acesso facilitado pela Rodovia dos Tamoios, que está conectada aos principais eixos logísticos de São Paulo, e está próximo à malha ferroviária e ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos. A obra do Contorno de São Sebastião na Tamoios, em fase final, incluirá uma alça exclusiva ao Porto, otimizando o trânsito. Além disso, o Porto aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, oferecendo descontos para embarcações sustentáveis.