Instituto Julio Simões lança programa sobre finanças para caminhoneiros

Desenvolvido para ajudar os caminhoneiros a gerenciar melhor suas finanças, o programa oferece orientações especializadas sobre a administração do dinheiro do frete, manutenção do caminhão e aquisição de insumos

O Instituto Julio Simões, braço social do Grupo SIMPAR, anunciou o lançamento do "Direção Certa", um programa dedicado à educação financeira para motoristas autônomos. Desenvolvido para ajudar os caminhoneiros a gerenciar melhor suas finanças, o programa oferece orientações especializadas sobre a administração do dinheiro do frete, manutenção do caminhão, e aquisição de insumos

O Instituto Julio Simões, braço social do Grupo SIMPAR, anunciou o lançamento do “Direção Certa”, um programa dedicado à educação financeira para motoristas autônomos. Desenvolvido para ajudar os caminhoneiros a gerenciar melhor suas finanças, o programa oferece orientações especializadas sobre a administração do dinheiro do frete, manutenção do caminhão, e aquisição de insumos. O objetivo é fornecer ferramentas que ajudem esses profissionais a gerir suas “empresas sobre rodas”, impactando positivamente suas vidas e o desempenho econômico.

Segundo a Pesquisa Perfil dos Caminhoneiros de 2019 desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 36% dos motoristas autônomos estão endividados, com 40% deles enfrentando débitos superiores a R$ 21 mil. O “Direção Certa” visa melhorar a gestão financeira dos caminhoneiros, o que pode influenciar positivamente sua saúde, segurança e bem-estar.

O programa, com duração de 80 minutos e dividido em quatro módulos, utiliza uma metodologia intuitiva e dinâmica com vídeos, áudios, textos e testes interativos. Nesta primeira fase, o acesso será limitado a 1.000 motoristas agregados da JSL com conta no banco BBC Digital, que serão incluídos mensalmente na plataforma.

O Instituto Julio Simões, fundado em 2006, desenvolve projetos socioculturais e apoia ações culturais e sociais em todo o Brasil. Em 2023, impactou mais de 28 mil pessoas. Para mais informações, visite o site (clique aqui).

Veja também