Aline Feltrin
O serviço de assinatura da Ford Pro, conhecido como Ford Go, poderá atingir 600 novos contratos até o final de 2024, mais do que o dobro dos 280 fechados no ano passado. Este crescimento acentuado reflete uma tendência de mudança cultural entre as empresas de transporte e logística no Brasil, que optam cada vez mais pelo aluguel. Somente no primeiro semestre, as assinaturas para a Ford Transit aumentaram 480%, segundo a montadora.
Um dos negócios mais expressivos realizados no período foi com a Murici Logística, especializada em logística de comércio eletrônico, que contratou 354 furgões da linha Ford Transit. Os furgões serão usados nos serviços de entrega de e-commerce da transportadora em todas as regiões do país, operação que movimenta mais de 5,5 milhões de pacotes por mês. O primeiro lote é composto por 27 unidades e os demais serão entregues até o final do ano.
Outro exemplo de contrato com grandes volumes foi com a Cabral & Sousa, de Vitória da Conquista, na Bahia, com 20 Transit chassis-cabines implementadas com baú. A empresa já havia contratado 52 furgões Transit há oito meses.
O supervisor de mobilidade e novos negócios da Ford Pro, Victor Coelho, disse ao portal Transporte Moderno que o aumento do número de contratos não está ligado apenas a mudança de cultura de aquisição de veículos do empresário do transporte, mas também a maior flexibilidade dos contratos. “Anteriormente, nosso projeto permitia apenas negócios de 12 meses. Ao ampliarmos para até 36 meses, conseguimos oferecer uma solução mais viável financeiramente, que tem atraído diversos clientes.”
No serviço de assinatura Ford Go Frotas, o cliente paga um valor fixo mensal e não precisa arcar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro. Segundo a Ford, isso gera previsibilidade de custos e mais capacidade para o operador logístico investir na sua atividade fim.
Sem necessidade de investir
Conforme o executivo, com o cenário econômico brasileiro pressionado por altas taxas de juros e custos operacionais, empresas estão buscando alternativas para expandir suas operações sem comprometer o capital de giro. Nesse contexto, a locação de veículos se torna uma opção atraente, oferecendo flexibilidade e economia. “O serviço de assinatura permite que as empresas se concentrem em seu negócio principal sem se preocupar com a depreciação do veículo ou a necessidade de grandes investimentos iniciais.”
Alguns dos mais impactados por essa mudança são as transportadoras que atuam em entregas de última milha (last mile) e distribuição varejista. Coelho revela que, com o crescimento exponencial do e-commerce e a demanda por entregas rápidas, muitas dessas companhias estão adotando a assinatura de veículos como uma estratégia para responder rapidamente às demandas do mercado.
Tendências e expectativas futuras
Além disso, a Ford está observando um interesse crescente em veículos elétricos, especialmente entre clientes de médio e grande porte que buscam integrar práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) em suas operações. “Estamos em conversas avançadas com empresas do setor de last mile para a locação de veículos elétricos, um segmento que está apenas começando a se desenvolver no Brasil”, revela Coelho. “O crescimento do setor logístico não dá sinais de desaceleração nos próximos anos. Estamos prontos para atender desde pequenos empreendedores até grandes frotistas, oferecendo soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.”
Com a expectativa de crescimento contínuo, a Ford Go está expandindo suas operações e serviços e mira na liderança do mercado de assinaturas de veículos comerciais no Brasil. Coelho diz ainda que a combinação de contratos mais longos, foco em inovação e atenção às demandas do mercado poderá proporcionar novas oportunidades para a Ford em um setor dinâmico e competitivo.
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