A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que o leilão da BR-262/MG, entre Betim e Uberaba, será realizado no dia 31 de outubro. O edital de concessão do trecho foi aprovado pela diretoria da ANTT nesta segunda-feira (22) e marca o início de um novo capítulo para a rodovia, que passará a ser chamada de Rota do Zebu. O documento com as regras do leilão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/7), e o edital está disponível no site da Agência (acesse aqui).
A concessão terá a duração de 30 anos e prevê mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos. O trecho de 438,9 km, atualmente sob concessão da Triunfo Concebra e parte do eixo BR-060/153/262/DF/GO/MG, está em processo de devolução.
Desenvolvimento econômico e infraestrutura
A nova concessão abrange o trecho da BR-262/MG que se inicia no entroncamento com a BR-381/MG, em Betim, até o entroncamento com a BR-050/MG, em Uberaba. As melhorias previstas no projeto incluem: 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, duas correções de traçado, 10 viadutos, 17 passarelas, entre outras.
Além das melhorias estruturais, a concessão da BR-262/MG contará com a implementação de tecnologia avançada para garantir maior eficiência e segurança na rodovia. Entre as inovações previstas estão: sistema de detecção automática de incidentes, sistema de apoio à gestão do tráfego, duas unidades meteorológicas e circuito fechado de TV com 221 câmeras.