Ford investe em programa de treinamento para técnicos em eletrificação

O serviço em veículos elétricos exige técnicos com conhecimento maior em eletroeletrônica, principalmente por questões de segurança, pois envolve tensões de até 600 V

A Ford criou um programa de treinamento para técnicos da sua rede com o objetivo de qualificá-los para a manutenção de veículos elétricos e híbridos. A montadora começou a estruturar a iniciativa há dois anos, de olho no crescimento da frota circulante desses veículos no país.

O programa está dentro do Ford Academy, ecossistema de treinamento e tecnologia da marca localizado na unidade Ipiranga do SENAI-SP, que possui um dos laboratórios de eletrificação mais completos do mercado. De acordo com empresa, também é usado agora como referência para outros países da América do Sul.

O serviço em carros elétricos exige técnicos com conhecimento maior em eletroeletrônica, principalmente por questões de segurança, pois envolve tensões de até 600 V. Além disso, requer ferramentas e equipamentos protegidos, incluindo uma mesa especial de elevação para manusear a bateria.

O treinamento de eletrificação da Ford tem três níveis. O nível 1 envolve itens convencionais que não interagem com o sistema de alta tensão do carro, como freio, troca de amortecedor, e é obrigatório para todos os técnicos da rede.

O nível 2 abrange serviços que são executados próximo ao sistema de alta tensão, como substituição do compressor do ar-condicionado, e o mecânico precisa desenergizar o veículo para trabalhar com segurança. Já o nível 3 é para o trabalho de manutenção em sistemas energizados e dentro da bateria de alta tensão.

É uma certificação rigorosa, com 116 horas de treinamento, sem contar o motor, outros componentes e cursos on-line. Como comparação, o treinamento de um veículo a diesel tem por volta de 50 horas.Outro diferencial do programa, segundo a Ford, é a capacitação para reparos internos nos componentes das baterias.

A Ford conta hoje com 55 concessionárias especializadas para dar assistência aos elétricos E-Transit e Mustang Mach-E, além da Maverick Hybrid. Essas concessionárias estão estrategicamente localizadas, nos locais de maior concentração de vendas, e têm pelo menos dois técnicos treinados para o diagnóstico e reparo de veículos eletrificados. E, caso seja necessária a manutenção de itens específicos, os demais pontos da rede estão preparados para oferecer o serviço de leva e traz do veículo do cliente até essas oficinas.

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