Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística: “Temos enfrentado desafios com o aumento dos custos de veículos e a escassez de crédito, levando-nos a optar pela locação de caminhões para evitar desembolsos elevados”

Os altos custos gerados por burocracias fiscais, aliados ao aumento dos preços dos caminhões, obrigaram a transportadora a reinventar seus processos de gestão e de aquisição de veículos

Transporte Moderno – Quais são os principais desafios que os transportadores enfrentam com relação a organização fiscal brasileira?

Marcel Zorzin – A quantidade de normas e a complexidade do sistema tributário brasileiro demandam um alto custo administrativo em termos de tempo e recursos.

Transporte Moderno – Qual seria a solução para melhorar essa situação?

Marcel Zorzin – Uma das soluções é o investimento em tecnologia, acredito que isso seja crucial para ajudar o país a superar esses desafios.

Transporte Moderno – De maneira prática, qual tipo de investimento, por exemplo, a Zorzin precisou fazer?

Marcel Zorzin – Para dar um exemplo, a Zorzin tem contratado empresas de tecnologia que integram seus sistemas para automatizar a emissão de documentos e o cumprimento das normas, como o CIOTE e a emissão de guias de recolhimento de impostos.

Transporte Moderno – Como a empresa tem lidado com a burocracia fiscal e otimizar suas operações?

Marcel Zorzin – Estamos investindo em sistemas externos que se integram ao nosso para automatizar a interação com os órgãos necessários, reduzindo custos administrativos e tempo operacional.

Transporte Moderno – Há algum levantamento de quanto a Zorzin deixa de investir para contratar essas tecnologias e driblar essa burocracia?

Marcel Zorzin – Não tenho um número exato aqui, mas o custo administrativo é significativo. Estamos focados em economizar nesse aspecto para direcionar recursos essenciais ao transporte.

Transporte Moderno – Com os aumentos de custos, especialmente com a transição para veículos Euro 6, como vocês têm equilibrado isso na empresa?

Marcel Zorzin – Temos enfrentado desafios com a alta dos custos de veículos e crédito, o que tem nos levado a optar por locação de equipamentos para evitarmos desembolsos elevados.

Transporte Moderno – Qual é o impacto dessa situação na renovação da frota da Zorzin?

Marcel Zorzin – Estamos com um plano de renovação de frota bloqueado devido aos altos custos. Optamos por adiar a compra de novos caminhões e explorar alternativas como a locação para manter nossa operação.

Transporte Moderno – Como vocês enxergam o cenário futuro para o setor de transporte diante desses desafios?

Marcel Zorzin – O cenário é desafiador, com custos elevados e dificuldades de acesso ao crédito. Estamos buscando alternativas como a alocação de veículos para mitigar esses impactos.

Transporte Moderno – Vocês estão apostando na locação de veículos como uma solução viável?

Marcel Zorzin – Sim, estamos alugando caminhões para evitar o alto investimento inicial e lidar com a falta de crédito acessível no mercado.

Transporte Moderno – E como tem sido essa experiência de locação até agora?

Marcel Zorzin – Começamos este ano com locações diretas com montadoras como a Volkswagen, o que tem sido uma solução prática diante das condições econômicas atuais.

Transporte Moderno – Quais são os desafios específicos que vocês têm enfrentado nesse processo de locação?

Marcel Zorzin – Além dos custos, temos que lidar com a disponibilidade de veículos e a gestão eficiente dessa frota temporária para atender nossos contratos de transporte.

Transporte Moderno – Quais são as expectativas para o crescimento do faturamento neste ano?

Marcel Zorzin – Acredito que nossa empresa crescerá de 10 a 15% até o final deste ano, com esses clientes atuais. E no próximo ano, se eu conseguir firmar com este cliente com quem comecei no final de 2022, passar por todos os testes necessários, acredito que nosso crescimento será significativo.

Transporte Moderno – Como está a situação dos motoristas? Vocês ainda enfrentam escassez?

Marcel Zorzin – Está muito difícil. No sindicato, sempre discutimos isso. A idade média dos motoristas de carga está alta e não vemos uma renovação dessa mão de obra. Hoje estou perdendo serviços por falta de motoristas. Tenho todos os equipamentos necessários, mas não consigo encontrar motoristas disponíveis.

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]

Newsletter O que move o mercado, primeiro para você

Receba as principais notícias, análises e tendências do transporte moderno diretamente no seu e-mail e acompanhe atualizações em tempo real pelo nosso canal oficial.