Transporte Moderno – Quais são os principais desafios que os transportadores enfrentam com relação a organização fiscal brasileira?
Marcel Zorzin – A quantidade de normas e a complexidade do sistema tributário brasileiro demandam um alto custo administrativo em termos de tempo e recursos.
Transporte Moderno – Qual seria a solução para melhorar essa situação?
Marcel Zorzin – Uma das soluções é o investimento em tecnologia, acredito que isso seja crucial para ajudar o país a superar esses desafios.
Transporte Moderno – De maneira prática, qual tipo de investimento, por exemplo, a Zorzin precisou fazer?
Marcel Zorzin – Para dar um exemplo, a Zorzin tem contratado empresas de tecnologia que integram seus sistemas para automatizar a emissão de documentos e o cumprimento das normas, como o CIOTE e a emissão de guias de recolhimento de impostos.
Transporte Moderno – Como a empresa tem lidado com a burocracia fiscal e otimizar suas operações?
Marcel Zorzin – Estamos investindo em sistemas externos que se integram ao nosso para automatizar a interação com os órgãos necessários, reduzindo custos administrativos e tempo operacional.
Transporte Moderno – Há algum levantamento de quanto a Zorzin deixa de investir para contratar essas tecnologias e driblar essa burocracia?
Marcel Zorzin – Não tenho um número exato aqui, mas o custo administrativo é significativo. Estamos focados em economizar nesse aspecto para direcionar recursos essenciais ao transporte.
Transporte Moderno – Com os aumentos de custos, especialmente com a transição para veículos Euro 6, como vocês têm equilibrado isso na empresa?
Marcel Zorzin – Temos enfrentado desafios com a alta dos custos de veículos e crédito, o que tem nos levado a optar por locação de equipamentos para evitarmos desembolsos elevados.
Transporte Moderno – Qual é o impacto dessa situação na renovação da frota da Zorzin?
Marcel Zorzin – Estamos com um plano de renovação de frota bloqueado devido aos altos custos. Optamos por adiar a compra de novos caminhões e explorar alternativas como a locação para manter nossa operação.
Transporte Moderno – Como vocês enxergam o cenário futuro para o setor de transporte diante desses desafios?
Marcel Zorzin – O cenário é desafiador, com custos elevados e dificuldades de acesso ao crédito. Estamos buscando alternativas como a alocação de veículos para mitigar esses impactos.
Transporte Moderno – Vocês estão apostando na locação de veículos como uma solução viável?
Marcel Zorzin – Sim, estamos alugando caminhões para evitar o alto investimento inicial e lidar com a falta de crédito acessível no mercado.
Transporte Moderno – E como tem sido essa experiência de locação até agora?
Marcel Zorzin – Começamos este ano com locações diretas com montadoras como a Volkswagen, o que tem sido uma solução prática diante das condições econômicas atuais.
Transporte Moderno – Quais são os desafios específicos que vocês têm enfrentado nesse processo de locação?
Marcel Zorzin – Além dos custos, temos que lidar com a disponibilidade de veículos e a gestão eficiente dessa frota temporária para atender nossos contratos de transporte.
Transporte Moderno – Quais são as expectativas para o crescimento do faturamento neste ano?
Marcel Zorzin – Acredito que nossa empresa crescerá de 10 a 15% até o final deste ano, com esses clientes atuais. E no próximo ano, se eu conseguir firmar com este cliente com quem comecei no final de 2022, passar por todos os testes necessários, acredito que nosso crescimento será significativo.
Transporte Moderno – Como está a situação dos motoristas? Vocês ainda enfrentam escassez?
Marcel Zorzin – Está muito difícil. No sindicato, sempre discutimos isso. A idade média dos motoristas de carga está alta e não vemos uma renovação dessa mão de obra. Hoje estou perdendo serviços por falta de motoristas. Tenho todos os equipamentos necessários, mas não consigo encontrar motoristas disponíveis.