Neste mês, o novo rebocador “WS Centaurus” da Wilson Sons, que começou a operar em junho, passa a integrar a frota da empresa em São Luís para apoiar a atracação e desatracação de navios de minério de ferro no Terminal de Ponta da Madeira e no Porto de Itaqui e Alumar. Com 91 toneladas de bollard pull, é o rebocador mais potente em operação no Brasil.
O “WS Centaurus” é o primeiro de seis novos rebocadores com conceito inovador no Brasil. Com projeto Damen RSD 2513, seu casco apresenta uma hidrodinâmica mais eficiente para uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa. As aletas gêmeas melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras, o que garante menor consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões.
Além disso, os novos navios são os primeiros no Brasil a seguir o padrão IMO TIER III, que promove a redução das emissões de óxido de nitrogênio em mais de 75% e contribui para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Este padrão é exigido em algumas regiões da América do Norte e Europa.