Jandrei Luis Goldschmidt, gerente executivo de marketing da Unique Rubber: “O pneu importado não impacta apenas as vendas do novo fabricado no Brasil, mas também pode inibir a recapagem se o preço for muito próximo.”

A cultura da recapagem de pneus de carga continua se fortalecendo no Brasil. O executivo da Unique Rubber, proprietária das marcas Tipler e Borex, relata que, devido a esse cenário e às iniciativas da companhia, a expectativa é de um crescimento de até 12% nas vendas. Embora a empresa não tema a concorrência dos pneus importados, especialmente os asiáticos, Jandrei Luis acredita que há impactos indiretos

Aline Feltrin

Transporte Moderno  – Como você avalia o cenário do segmento de recapagem de pneus?

Jandrei Luis – O mercado de reforma de pneus continua crescendo de forma positiva. Uma concorrência forte que, por um lado, nos beneficia é a dos pneus importados, que roubam muitas vendas de pneus novos, favorecendo nosso setor. Isso contribui para uma constante evolução positiva no segmento de reforma de pneus. No entanto, os pneus importados não impactam apenas as vendas de pneus novos; se os preços forem muito próximos, podem inibir a recapagem. Muitas vezes, o cliente final acaba optando por um produto estrangeiro, mesmo que a qualidade não seja a melhor.

Transporte Moderno – Quem é o consumidor desse importado?

Jandrei Luis – Temos dois tipos de consumidores: o preocupado com rendimento e desempenho, que buscam qualidade e o que procura apenas preço, esse é mais propenso a optar pelo importado.

Transporte Moderno – Vocês não foram impactados diretamente pelos importados?

Jandrei Luis – Indiretamente, sim. O cliente que considerava um pneu novo nacional e se depara com o preço do importado ou da recapagem, acaba optando pela recapagem, beneficiando nosso setor.

Transporte Moderno – Como foi o desempenho do primeiro semestre?

Jandrei Luis – Tivemos um crescimento muito favorável. Nosso segmento está fortemente vinculado ao PIB, mantendo-se na faixa de crescimento de 1,5% a 2%. No entanto, graças a várias iniciativas que promovemos tanto na Tipler quanto na Borex, temos superado o crescimento do mercado

Transporte Moderno – A Tipler e a Borex se uniram, correto?

Jandrei Luis – Na verdade, Tipler e Borex são marcas da Unique Rubber, que é a fabricante. Tipler é comercializada por meio de concessionários exclusivos, enquanto Borex está disponível tanto nos concessionários Tipler quanto em outros recapadores do mercado.

Transporte Moderno – Como está a cultura de recapagem entre os frotistas hoje?

Jandrei Luis – A cultura de recapagem cresceu bastante. Muitos frotistas, preocupados com economia e sustentabilidade, veem na recapagem uma solução eficiente. Um pneu reformado pode ser recapeado até três vezes, gerando grande economia.

Transporte Moderno – A produção da Unique Rubber é destinada ao mercado interno ou há exportação?

Jandrei Luis – Exportamos para a América Latina, principalmente Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai. O mercado externo ainda representa pouco, mas estamos trabalhando para expandir.

Transporte Moderno – Qual a perspectiva para o ano?

Jandrei Luis – Positiva. Crescemos 20% no primeiro semestre e esperamos crescer de 10% a 12% no ano sobre 2023.

Transporte Moderno – Para suportar o crescimento de 20% no primeiro semestre foi preciso abrir novos turnos?

Jandrei Luis – Sim, operamos em três turnos, regime seis por um, com capacidade quase total ocupada.

Transporte Moderno – A invasão dos pneus importados poderia impactar esse crescimento?

Jandrei Luis – O impacto é indireto, beneficiando nosso segmento de recapagem. Então, apesar dos desafios, estamos confiantes no crescimento contínuo.

Veja também