Localiza mira em base de clientes de automóveis para expandir aluguel de caminhões

Com 5 mil ativos pesados locados, a empresa o revela que a estratégia para atrair a clientela de automóveis, na maioria frotistas, e, também, novos entrantes, consiste em oferecer serviços de gerenciamento de frotas

Após dois anos de operação no segmento de aluguel de caminhões, a Localiza, tradicional locadora de automóveis, quer que o seu braço de pesados ganhe mais representatividade no mercado de aluguel. Com 5 mil ativos locados, a companhia mira, principalmente, em sua base de clientes de veículos de passeio, que também são potenciais ‘consumidores’ de caminhões, para crescer seus números de contratos.

Aline Feltrin

Após dois anos de operação no segmento de aluguel de caminhões, a Localiza, tradicional locadora de automóveis, quer que o seu braço de pesados ganhe mais representatividade no mercado de aluguel. Com 5 mil ativos locados, a companhia mira, principalmente, em sua base de clientes de veículos de passeio, que também são potenciais ‘consumidores’ de caminhões, para crescer seus números de contratos.

O diretor de pesados da companhia, Marco Túlio, contou ao portal Transporte Moderno que, no cenário atual, são 200 clientes atendidos. O executivo revela que a estratégia para atrair a clientela de automóveis, na maioria frotistas, e, também, novos entrantes, consiste em oferecer uma gama completa de serviços de gerenciamento de frotas, que inclui manutenção, gestão de documentação e telemetria.

Conforme o executivo, empresas que alugam caminhões da Localiza têm à disposição pacotes variados de manutenção e a oferta de serviços como rastreamento e monitoramento de veículos. Além disso, o foco é ofertar um leque diversificado de marcas, como Volvo, DAF, Scania, VWCO e Mercedes-Benz, o que permite atender a diversas necessidades.

“O aluguel de caminhões tem se mostrado uma alternativa atraente para empresas, especialmente devido aos altos custos de aquisição e manutenção de novas tecnologias, como veículos elétricos”, diz Túlio. Segundo o executivo, embora apenas 1% da frota da Localiza seja composta por caminhões elétricos, a empresa está atenta às tendências de sustentabilidade e eficiência energética.

Atualmente, apenas 10% dos emplacamentos de veículos pesados no Brasil são destinados à locadoras, um número que a Localiza vê como uma oportunidade de crescimento. A empresa pretende expandir sua base de clientes dividida entre grandes, médias e pequenas empresas. “A estratégia, que aproveita a grande base de clientes de veículos leves, é um dos pilares para essa expansão”, enfatiza o diretor de pesados.

Venda e aluguel de seminovos

A Localiza está investindo no mercado de seminovos. Com lojas em Ribeirão Preto e Campinas, no interior de São Paulo, oferece caminhões para venda com até seis anos de uso. “Temos aproximadamente 100 caminhões à venda e acreditamos que essa será uma via importante para atender clientes que não acessam veículos zero-quilômetro”, afirma Túlio. Segundo o executivo, há a previsão de abrir mais um ponto de venda neste ano. A Localiza também passou a oferecer caminhões seminovos para locação. Marco Túlio conta que já são duas operações em andamento.

LEIA MAIS

Frotas Conectadas: Vamos apresenta nova modalidade para locação de caminhões
Volkswagen tem 4 mil caminhões locados no Brasil e prevê avanço de 30%

Veja também