Caminhão teleoperado da Scania começa a rodar no Brasil

Segundo a Scania, o caminhão 8×4 teleoperado pode aumentar a produtividade e eficiência, com uma comunicação rápida e direta entre o sistema de direção e o operador

A Scania se uniu às empresas Fidens e Hexagon para desenvolver o caminhão 8x4 teleoperado. O veículo que já está em operação no Brasil é comandado de forma remota pelo motorista

A Scania se uniu às empresas Fidens e Hexagon para desenvolver o caminhão 8×4 teleoperado. O veículo que já está em operação no Brasil é comandado de forma remota pelo motorista. O modelo, Scania G 500 8×4 XT, é equipado com a tecnologia TeleOp da Hexagon, que inclui adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando. A Fidens, pioneira no desenvolvimento e operação do veículo, conta com o suporte da Casa Scania Itaipu, responsável pela venda e apoio técnico em Minas Gerais e Pará.

O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper, projetado para trabalhos fora de estrada, tem um PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv. Esta inovação visa aumentar a produtividade, segurança e eficiência nas operações de mineração, além de reduzir quebras. O caminhão é entregue com garantia e homologação da Scania.

O foco principal do novo caminhão é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens, uma atividade vital após os recentes desastres de 2019. A teleoperação é controlada remotamente por um cockpit, equipado com câmeras e sistemas de telemetria da Hexagon, permitindo operações a quilômetros de distância.

Segundo a Scania, o caminhão 8×4 teleoperado pode aumentar a produtividade e eficiência, com uma comunicação rápida e direta entre o sistema de direção e o operador.

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