Rumo Logística faz pesquisa com sistema sonoro para afastar animais de ferrovias

Os testes iniciais foram realizados com o plantel de antas (Tapirus terrestris) do Refúgio Bela Vista (RBV) entre 17 e 21 de junho. A expectativa é que o sistema contribua para a proteção da fauna nas ferrovias

 A empresa Rumo Logística, concessionária de ferrovias, está pesquisando e desenvolvimento uma nova medida de mitigação a partir da emissão de alertas sonoros antes da passagem dos trens, o que possibilitaria tempo hábil para fuga dos animais que estiverem sobre os trilhos. A informação é do site de notícias Bem Paraná.

 A empresa Rumo Logística, concessionária de ferrovias, está pesquisando e desenvolvimento uma nova medida para afastar animais da ferrovia a partir da emissão de alertas sonoros antes da passagem dos trens, o que possibilitaria tempo hábil para fuga dos que estiverem sobre os trilhos. A informação é do site de notícias Bem Paraná.

Os testes iniciais foram realizados com o plantel de antas (Tapirus terrestris) do Refúgio Bela Vista (RBV) entre 17 e 21 de junho. A expectativa é que o sistema contribua para a proteção da fauna nas ferrovias.

A realização da pesquisa no RBV ocorre pelo fato de haver número suficiente de antas para a participação em pesquisas científicas que buscam identificar quais estímulos sonoros ou ruídos são mais eficazes em afastá-los das ferrovias.

A pesquisa começou com a instalação de câmeras, microfones e alto-falantes e observação prévia dos animais no recinto das antas, no Refúgio Bela Vista. Já a aplicação do teste durou cinco dias e terminou na sexta-feira (21).

Veja também

Por