O sonho santista de transformar a área dos antigos armazéns abandonados do Porto em locais públicos de lazer, turismo e economia criativa já tem data marcada para se tornar realidade. A primeira fase do Parque Valongo, no Centro Histórico, será inaugurada pela Prefeitura de Santos, no dia 5 de julho, às 11 horas, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e outras autoridades.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destaca a importância dessa iniciativa conjunta. “O Parque Valongo representa uma grande conquista para Santos e, com certeza, resgatará a rica história do porto e da cidade”, afirma. Conforme Pomini, o Parque Valongo será não só um espaço de lazer, mas um local de encontro dos cidadãos, atraindo visitantes que querem vivenciar o passado do Porto e da cidade, gerando oportunidades de negócios e estimulando o desenvolvimento econômico local.
Pomini explica que para estimular, ainda mais, o turismo no Centro Histórico, a APS pretende transferir o terminal de passageiros para o Valongo, permitindo que os cruzeiristas possam visitar aquela região histórica.
Com a entrega da primeira fase do projeto, santistas e turistas terão acesso à área do antigo Armazém 4 totalmente revitalizada, com uma estrutura coberta, climatizada, que servirá para a realização de eventos. O primeiro deles será a Festa Inverno 2024, de 12 de julho a 4 de agosto, onde a área de 2.400m² abrigará a infraestrutura de lanchonetes e restaurantes, além de palco para shows e apresentações.
No espaço externo, que era ocupado pelos armazéns 5 e 6, o público vai ganhar uma área com quadra de beach tennis, playground, jardim e uma roda gigante. O Parque terá, ainda, uma plataforma flutuante, de onde pequenas embarcações vão estimular o turismo náutico, e um píer de contemplação, de onde será possível observar, por exemplo, o tráfego de navios pelo canal do Porto.