Espanhola Tecsidel inicia operação brasileira de pedágios sem cancela

O sistema da Tecsidel monitora e cobra as passagens dos veículos pelo pórtico de pedágio via tag para assinantes ou permite pagamento posterior por meio de um portal ou aplicativo

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (9) uma audiência pública para discutir a implantação do sistema de pedágio automátoco, também conhecido como free flow, nas rodovias brasileiras. O debate foi realizado a pedido do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) e contou com a participação de representantes dos setores público e privado.

A Tecsidel, especializada em cobrança de pedágio sem cancelas, começou em junho a operar seu sistema free flow no país, ou seja, pedágio sem cancelas. Com sede em Barcelona e presença em países como Índia, México, Chile e Argentina, a empresa atua há mais de 20 anos no Brasil, onde já detém 70% do mercado tradicional de pedágio. Agora, lança sua primeira operação sem cancelas na MG-290, ligando Ouro Fino a Monte Sião.

O sistema da Tecsidel monitora e cobra as passagens dos veículos pelo pórtico de pedágio via tag para assinantes ou permite pagamento posterior por meio de um portal ou aplicativo. Já foram investidos mais de R$ 2 milhões na adaptação da tecnologia ao mercado brasileiro, com previsão de atingir R$ 20 milhões nos próximos cinco anos.

Para motoristas sem tag, a empresa oferece uma solução integrada que permite pagamento de tarifas via portal web, totens e app em até 15 dias, evitando multas por evasão. O motorista pode se cadastrar, acessar o histórico de cobranças, comprar créditos e realizar pagamentos de forma prática.

“Estamos trazendo novas tecnologias para o Brasil, um mercado promissor para nossa companhia. O país tem muito a investir em infraestrutura, e as expectativas para novas concessões são altas. Nosso objetivo é desenvolver um sistema integrado de monitoramento e cobranças para suportar as concessionárias nas novas operações pedagiadas”, afirmou o CEO da Tecsidel Brasil, Vitor Nunes.

Nunes destaca que a operação automatizada no Brasil marca um novo capítulo para a empresa, que já atende mais de 40 concessionárias com uma estrutura totalmente brasileira. O foco agora é oferecer um sistema integrado que melhore a experiência do usuário e a segurança das companhias.

As perspectivas para o mercado de concessões rodoviárias são positivas, com o Governo Federal prevendo 13 leilões ainda em 2024, totalizando mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados. A Tecsidel já mapeou outros seis leilões para 2025.

Veja também