DHL Supply Chain consolida armazém focado em bebidas destiladas

O armazém, com mais de 15 mil m², gerencia um estoque médio de 7,6 milhões de garrafas de 420 marcas de bebidas, como Whisky, Rum, Gin, Vodka, Cachaça, Aperitivos, Conhaque, Espumante e Tequila

A DHL Supply Chain, especializada em armazenagem e distribuição, implementou um projeto em Extrema, no Sul de Minas, que promete aumentar a eficiência logística no competitivo mercado de bebidas. Consolidando as operações logísticas de quatro clientes, incluindo concorrentes, em um único armazém, a empresa capturou diversas sinergias e compartilhou custos

A DHL Supply Chain, especializada em armazenagem e distribuição, implementou um projeto em Extrema, no Sul de Minas, que promete aumentar a eficiência logística no competitivo mercado de bebidas. Consolidando as operações logísticas de quatro clientes, incluindo concorrentes, em um único armazém, a empresa capturou diversas sinergias e compartilhou custos. O armazém, com mais de 15 mil m², gerencia um estoque médio de 7,6 milhões de garrafas de 420 marcas de bebidas, como Whisky, Rum, Gin, Vodka, Cachaça, Aperitivos, Conhaque, Espumante e Tequila. A operação expede quase 600 mil caixas por mês para todo o país.

A empresa informa que chama esta operação de Drink Town, por reunir quase todo o volume de bebidas destiladas que administra no Brasil. “Esse modelo traz muitos benefícios, pois compartilhamos, até entre concorrentes, custos de real estate, sistemas, estruturas de armazenagem e até itens básicos como luz, água e segurança, mantendo todo o sigilo das informações entre os clientes”, explica o diretor de operações da DHL Supply Chain, Marcelo Linhares, Direto.

A Pernod Ricard, um dos maiores produtores de vinhos e bebidas destiladas do mundo, é um dos clientes do Drink Town. A DHL destaca que o projeto representa uma boa relação entre eficiência e colaboração, principalmente nos aspectos de consolidação e sinergia com o compartilhamento de custos de armazenagem e expedição, trazendo desta forma ganhos de escala.

Além da especialização dos profissionais, a flexibilidade para atender picos de demanda individuais de marcas é uma importante vantagem, conforme a emoresa. A alta temporada do mercado de bebidas ocorre de outubro a dezembro, mas eventos ou promoções podem causar aumentos pontuais de demanda.

O próximo passo da DHL Supply Chain é expandir essa sinergia para o transporte, compartilhando veículos para a entrega aos clientes revendedores, aproveitando que este mercado possui os mesmos pontos de venda ao final do processo.

LEIA MAIS

DHL se une à Levu Air Cargo para garantir entregas em 48 horas

Veja também