Com planos mais ousados, Foton apresenta novos veículos para o mercado brasileiro

Os lançamentos dos caminhões, do utilitário e da picape são parte da estratégia da empresa para conquistar 10% do mercado até 2028

Na manhã desta segunda-feira (17), a fabricante chinesa anunciou o lançamento de dois caminhões, o Aumark semileve, de 3,5 toneladas e o semipesado Auman de 17 t. Além disso, trará para o país o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.

Aline Feltrin, de Mogi das Cruzes (SP)

Depois de prometer ampliar a sua linha de veículos para o mercado brasileiro no início do ano, chegou a hora de a Foton cumprir a sua promessa. Na manhã desta segunda-feira (17), a fabricante chinesa anunciou o lançamento de dois caminhões, o Aumark semileve, de 3,5 toneladas e o semipesado Auman de 17 t. Além disso, trará para o país o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.

Segundo os executivos da Foton, o Aumark já está homologado e chegará ao Brasil em julho, mas estará disponível para a venda em agosto com preço a partir de R$ 219 mil. Por outro lado, o Auman terá o primeiro lote homologado em novembro e será vendido com preço a partir de R$ 400 mil. Por fim, o utilitário e a picape deverão ser homologados em janeiro de 2025, com preços de R$ 110 mil e R$ 230 mil, respectivamente. As importações serão feitas via porto de Itajaí (SC). Os veículos estarão disponíveis na rede de concessionárias que, hoje, conta com 30 lojas, mas deverá chegar a 45 até o fim do ano. 

Em breve, a marca chinesa também comercializará caminhões pesados no Brasil. Conforme o diretor de operações, Fábio Pontes, o planejamento é trazer caminhões extrapesados 6×2 até o fim de 2025 e os 6×4 no início de 2026.

Aumark de 3,5 ton. (Divulgação: Foton)

Os lançamentos ocorrem em uma nova fase da montadora no Brasil. A empresa, que já vendia no país por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. O cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico, o semileve iBlue de 6 toneladas.

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava o mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

Avanço até 2028

Na China, a Foton produz, desde 1996, caminhões mais leves até os pesados. O vice-presidente da Foton, Willians Jiang, disse que, dentro da estratégia de globalização dos seus produtos, o Brasil é um dos mercados mais importantes para produção e distribuição de veículos. Segundo o executivo, o planejamento da Foton é ter uma linha de montagem no Brasil em breve, por meio de parceria com outras empresas. “A fabricante, que é a maior da China, também terá fábricas na África do Sul, México e Indonésia.”

A meta da Foton para o mercado brasileiro é chegar a 10 mil unidades vendidas até 2026 e alcançar uma participação de 10% no mercado até 2028, o que seria algo em torno de 13 a 15 mil unidades. Para esse ano, a marca deverá conquistar 1 mil emplacamentos.

LEIA MAIS

Foton aposta no semileve iBlue para brigar no mercado caminhões elétricos
Em nova fase, chinesa Foton faz sua maior venda de caminhões para um único cliente

Veja também