Valeria Bursztein, de Cariacica (ES)
A Timbro, plataforma de negócios e comércio internacional, confirmou sua aposta no potencial do mercado brasileiro para os veículos elétricos e investiu R$ 25 milhões no seu novo Centro Automotivo Timbro, em Cariacica (ES). Com 250.000 m², o centro tem área alfandegada de 100 mil metros quadrados, armazém geral e capacidade para até 12 mil automóveis simultaneamente, o que deve otimizar a logística de distribuição e armazenamento de veículos da região. Conforme a companhia, objetivo é armazenar 30% do volume importado no estado do Espírito Santo no primeiro ano de operação. O terreno possui ainda área de reserva técnica de mais 100.000 m² para futuras expansões.
O aporte ocorre em uma boa fase para o segmento no mercado brasileiro. Segundo um levantamento da fintech Vixtra, no primeiro trimestre de 2024, as importações de veículos elétricos movimentaram US$ 417 milhões, cerca de 54% do valor total importado em 2023. O resultado fica ainda mais impressionante quando comparados os valores movimentados este ano com o mesmo período de 2023: o crescimento foi de 646%. Quanto às importações do segmento, o resultado chega a US$ 767 milhões no último ano, registrando um crescimento de 29 vezes no período de três anos, de 2020 a 2023.
Considerando toda a federação, destaca-se o estado do Espírito Santo como porta de entrada de mais de 225 mil veículos, sendo grande parte elétricos e híbridos, em 2023, gerando mais de R$ 2,2 bilhões em arrecadação de impostos para o estado. O sócio-fundador da Timbro, Bruno Russo, disse que o movimento de veículos nos quatro primeiros meses de 2024 é o maior da história do Espirito Santo, superando o movimento de 1995. Historicamente, o estado sempre representou, em média, 35% do volume de importação de carros. “Porém, somente no primeiro quadrimestre, a participação passou para 56% do volume de importação de carros no Brasil.”
Monitoramento de ponta a ponta
Uma inovação do espaço é o Timbro Auto Control (sistema de rastreamento inteligente), no qual cada veículo será rastreado por unidade, modelo, chassi e cor por um sistema que oferece visibilidade de ponta a ponta da operação para os clientes, com monitoramento em tempo real.
Além da área de armazenagem, o centro conta com cabine de pintura para reparos e PDI (Pre-Delivery Inspection), espaço destinado para adequação às normas brasileiras e serviços de vistoria e reparos. Por sua vez, o pátio utilizará painéis solares para gerar energia elétrica na área do PDI. A área de inspeção possui estações de carregamento para veículos elétricos, fator que colabora com as metas de descarbonização.
Outro diferencial da unidade é a estrutura para processos industriais e finalização de industrializações, atendendo assim demandas específicas das empresas ou ainda processos de recall. A movimentação dos automóveis no novo terminal será feita pela empresa Zilli Armazéns Gerais S.A, que também foi parceira estratégica na implantação do projeto.
Hoje, a área acomoda veículos da BYD, mas o executivo conta que a Timbro já está em negociações com outras montadoras para trazer seus veículos para o Centro Automotivo. “Estamos em conversações com várias montadoras, e a ideia é oferecer este espaço para todos. Nosso objetivo é ser, nos próximos cinco anos, a maior importadora de veículos do Brasil e por isso investimos muito no setor”, diz Russo. A companhia já faz a importação dos veículos da chinesa Foton e de partes e peças de reposição da Porsche, ou seja, tem uma atuação expressiva no setor. No ano passado, movimentou mais de 35 mil contêineres.
Com pouco menos de 10 dias de operação, o Centro Automotivo da Timbro já conta com 40% da área ocupada com automóveis da BYD. “Nossa expectativa é ter um giro de 20 dias. Devemos chegar em 100% de ocupação rapidamente.”
Agilidade na importação
O executivo conta que a Timbro foi pioneira em usar o modelo de despacho sobre águas, o que agiliza significativamente a operação de importação. “Nesse modelo, a DI (Declaração de Importação) pode ser registrada ainda em águas, antes de o navio atracar no Brasil”, explicou. Ele conta que a empresa conseguiu autorização da Receita Federal para operar nesse sistema, o que impactou positivamente a operação no porto. “Também fomos os primeiros a organizar o primeiro navio Ro-Ro (Roll on – Roll Off) dedicado a veículos elétricos da China para o Espírito Santo”, diz Russo.
O setor automotivo vem sofrendo com a volatilidade do frete. Seja na modalidade Ro-Ro, ou na de contêineres de 40 pés, a elevação dos custos de contratação exige criatividade dos operadores logísticos. “Há quatro meses, um contêiner de 40 da China para o Brasil estava por volta de US$ 2 mil, hoje custa U$ 8 mil, mas já chegou a U$ 11 mil. A mesma coisa para o metro cúbico em um navio RoRo, o frete variou muito nesse período e ainda está muito alto”, conta.
5PL
“A missão da Timbro é se tornar o maior operador de logística de quinta parte (5PL) para a indústria automobilística nos próximos cinco anos e contribuir para o desenvolvimento de novos projetos na área”, diz Russi.
O executivo conta que a empresa vislumbrou há alguns anos o potencial de crescimento da importação de veículos elétricos em função da dinâmica da transição energética e da renovação de frota no Brasil. Segundo Russo, um diferencial importante da Timbro é o conhecimento nos processos de importação de exportação em vários setores, então, sabe como lidar com gestão de risco, volatilidade de commodities em bolsa, operações muitas vezes mais complexas que a importação de veículos.
O diretor comercial automotivo da Timbro, Vagner Bechara, complementa: “o objetivo é atuar como uma parceira para gerenciar os materiais, transportes, processos logísticos e planejamento de produção automotiva”. De acordo com ele ele, será uma atuação expandida no supply chain de montadoras.
Inauguração
Durante a cerimônia de inauguração do centro automotivo da Timbro, o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, disse que iniciativas como essa ajudam o estado a manter a liderança na importação de veículos para o Brasil. Ele aproveitou para anunciar a criação de um centro de treinamento de profissionais para o setor automotivo, com foco nos elétricos, na cidade de Vitória. Trata-se de uma iniciativa entre o governo do estado, a BYD e a GWM.
A própria Timbro também participa da iniciativa e reservou no seu centro uma área para formação e treinamento técnico e funilaria para veículos híbridos e elétricos. “Teremos uma filial do SENAI dentro do nosso centro automotivo para elevar a qualificação da mão de obra local”, explica Russo.
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