Com planos mais ousados, Foton apresenta novos veículos para o mercado brasileiro

Os lançamentos dos caminhões, do utilitário e da picape são parte da estratégia da empresa para conquistar 10% do mercado até 2028

Na manhã desta segunda-feira (17), a fabricante chinesa anunciou o lançamento de dois caminhões, o Aumark semileve, de 3,5 toneladas e o semipesado Auman de 17 t. Além disso, trará para o país o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.

Aline Feltrin, de Mogi das Cruzes (SP)

Depois de prometer ampliar a sua linha de veículos para o mercado brasileiro no início do ano, chegou a hora de a Foton cumprir a sua promessa. Na manhã desta segunda-feira (17), a fabricante chinesa anunciou o lançamento de dois caminhões, o Aumark semileve, de 3,5 toneladas e o semipesado Auman de 17 t. Além disso, trará para o país o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.

Segundo os executivos da Foton, o Aumark já está homologado e chegará ao Brasil em julho, mas estará disponível para a venda em agosto com preço a partir de R$ 219 mil. Por outro lado, o Auman terá o primeiro lote homologado em novembro e será vendido com preço a partir de R$ 400 mil. Por fim, o utilitário e a picape deverão ser homologados em janeiro de 2025, com preços de R$ 110 mil e R$ 230 mil, respectivamente. As importações serão feitas via porto de Itajaí (SC). Os veículos estarão disponíveis na rede de concessionárias que, hoje, conta com 30 lojas, mas deverá chegar a 45 até o fim do ano. 

Em breve, a marca chinesa também comercializará caminhões pesados no Brasil. Conforme o diretor de operações, Fábio Pontes, o planejamento é trazer caminhões extrapesados 6×2 até o fim de 2025 e os 6×4 no início de 2026.

Aumark de 3,5 ton. (Divulgação: Foton)

Os lançamentos ocorrem em uma nova fase da montadora no Brasil. A empresa, que já vendia no país por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. O cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico, o semileve iBlue de 6 toneladas.

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava o mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

Avanço até 2028

Na China, a Foton produz, desde 1996, caminhões mais leves até os pesados. O vice-presidente da Foton, Willians Jiang, disse que, dentro da estratégia de globalização dos seus produtos, o Brasil é um dos mercados mais importantes para produção e distribuição de veículos. Segundo o executivo, o planejamento da Foton é ter uma linha de montagem no Brasil em breve, por meio de parceria com outras empresas. “A fabricante, que é a maior da China, também terá fábricas na África do Sul, México e Indonésia.”

A meta da Foton para o mercado brasileiro é chegar a 10 mil unidades vendidas até 2026 e alcançar uma participação de 10% no mercado até 2028, o que seria algo em torno de 13 a 15 mil unidades. Para esse ano, a marca deverá conquistar 1 mil emplacamentos.

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