O Porto de São Francisco do Sul registrou um aumento significativo na movimentação de mercadorias nos primeiros cinco meses deste ano, totalizando 7,3 milhões de toneladas. Este número representa um crescimento de 16% em comparação com o mesmo período do ano passado, que alcançou 6,3 milhões de toneladas, marcando o quinto mês consecutivo de aumento no volume de cargas.
Somente no mês de maio, o maior porto de Santa Catarina movimentou 1,4 milhão de toneladas, um aumento de 200 mil toneladas em relação ao mesmo mês de 2023, representando um crescimento de 13%.
De acordo com o balanço divulgado esta semana pela autoridade portuária, as exportações alcançaram 790 mil toneladas, impulsionadas principalmente pelo embarque de soja, totalizando 750 mil toneladas, seguido pelo embarque de madeiras para os Estados Unidos, com 18 mil toneladas.
Em contrapartida, a chegada de mercadorias a São Francisco, em maio, somou 607 mil toneladas, sendo os produtos metalúrgicos, como bobinas e chapas de aço, responsáveis por 375 mil toneladas. Além disso, os fertilizantes vindos do exterior atingiram 166 mil toneladas no mesmo mês, consolidando-se como a principal carga importada.
LEIA MAIS
Inédito: Portocel receberá 1,6 mil veículos da chinesa BYD
Porto do Itaqui bate recorde histórico em movimentação de soja