Aline Feltrin
Pela primeira vez em mais de quatro décadas de história, a Portocel, especializada em logística portuária, vai realizar a movimentação de veículos. A companhia, que pertence ao Grupo Suzano e à Cenibra, maiores produtoras mundiais de celulose, desembarcará um navio com 1,6 mil veículos da chinesa BYD que atracará nos próximos dias no Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, no Espírito Santo. Os veículos partiram da China e devem chegar a bordo do navio do armador G2 Ocean. Depois, os veículos seguirão para portos secos da Grande Vitória. A iniciativa é resultado da busca pela diversificação de cargas. A companhia passou a sentir necessidade de encontrar novas formas de avançar, depois de ter se consolidado como referência em logística de celulose desde 1978.
O gerente geral da Portocel, Alexandre Billot Mori (abaixo), contou para a Transporte Moderno que, em 2018, a companhia redefiniu sua estratégia porque percebeu o potencial para explorar outras oportunidades em Aracruz. O terminal da Portocel tem estrutura capaz de movimentar 7,5 milhões de toneladas por ano e responde pela logística de 30% da celulose exportada pelo Brasil.
Em Aracruz, a Portocel está empenhada em ampliar e aprimorar sua infraestrutura para atender uma ampla gama de cargas, provenientes do Sul da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A empresa está focada em buscar eficiência e otimização por meio da diversificação de cargas na região, incluindo rochas ornamentais e fertilizantes. No ano passado, cerca de 30% das rochas ornamentais exportadas pelo Espírito Santo passaram pelo terminal Portocel. Além disso, a companhia firmou parceria com a Adufértil para movimentação de fertilizantes, visando produzir de 120 mil a 180 mil toneladas por ano, destinadas a Suzano e outras empresas do segmento florestal.
Veículos importados
Recentemente, a Portocel começou a direcionar sua atenção para o crescente mercado de veículos importados, impulsionado pela condição de importação de produtos siderúrgicos na região do Espírito Santo. “Estão sendo identificados e resolvidos gargalos logísticos para oferecer soluções eficientes, contribuindo para o aumento da movimentação retroárea e oferecendo uma alternativa atrativa para os atores do setor”, disse o diretor.
Apesar da qualidade diferenciada de vários portos ao longo da costa, a Portocel reconhece que a eficiência pode ser aprimorada e está posicionando-se como uma opção logística competitiva.” A empresa está ciente dos desafios associados ao aumento do volume de carga, especialmente no que diz respeito aos veículos, e está buscando soluções para garantir uma infraestrutura adequada para atender às demandas futuras”, diz o executivo.
Invasão nos portos
Nos últimos meses o Brasil assistiu a invasão de veículos importados em alguns portos. Um deles foi o Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, Pernambuco, que recebeu no fim de maio um lote de 5.459 modelos elétricos e híbridos da BYD. Os veículos chegaram no navio Explorer NO.1, próprio de marca chinesa.
Segundo estimou o gerente sênior de supply chain da BYD, Leonardo Felippe, até o final de junho, a BYD trará para o Porto de Suape mais 10 mil veículos, o que totalizará aproximadamente 21 mil unidades desde o início das importações da marca por este porto, em abril.
Conforme Felippe, a estratégia tem dois pilares: atender a demanda do mercado interno e se antecipar às taxas de importações que devem ocorrer a partir de julho. Além do Porto de Suape, a marca chinesa importa pelos portos de Vila Velha (ES) e, mais recentemente, passou a utilizar o Porto Itapoá (SC). Por esses dois, chegam a maior parte dos veículos BYD para abastecer o Sudeste, maior mercado consumidor.
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