O Porto do Itaqui, em São Luiz (MA) celebrou um marco significativo com a chegada do navio Milton Santos, da classe Suezmax. Este é um dos maiores navios da frota da Transpetro e o maior a atracar no porto desde o Zumbi dos Palmares, que operou em setembro do ano passado no Itaqui.
Conforme o gerente setorial de operações da Transpetro em São Luiz, ” essa operação só foi possível graças às melhorias realizadas pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que substituiu as defensas do berço 106. As defensas, equipamentos que protegem o navio contra colisões, foram modernizadas, permitindo ao porto receber, regularmente, navios de grande porte. Parte da carga será descarregada em tanques em terra, enquanto o restante será transferido para três outros navios, que seguirão para Belém e Itacoatiara, no Amazonas.
O berço 106 é o mais profundo do Porto do Itaqui, com uma profundidade de 19 metros em maré baixa, podendo chegar a 26 metros, me maré de sizígia. Esta condição é determinante para a atracação de navios de grande porte, como o Milton Santos e o Zumbi dos Palmares.