Alex Dias, diretor de vendas da Renault Brasil: “Estimamos um aumento nas vendas do Kangoo E-Tech neste ano, impulsionado pelo cumprimento crescente dos acordos de descarbonização por parte das empresas”

Prestes a completar um ano de comercialização do furgão elétrico no Brasil, a marca francesa está otimista com o desempenho de vendas do modelo elétrico em 2024

Aline Feltrin

Transporte Moderno – Qual foi o ambiente de negócios que vocês encontraram aqui quando vocês trouxeram, em outubro do ano passado, o Kangoo E-Tech?

Alex Dias – O Kangoo E-tech totalmente elétrico chegou ao Brasil em outubro do ano passado, se ajustando a uma tendência no mercado nacional muito ligada à descarbonização. Grandes empresas buscavam, às vezes, até empréstimos de fundos internacionais ligados à descarbonização, onde elas capturavam dinheiro com juros menores, com o compromisso de descarbonizar e mandar esses créditos de carbono até para a Europa. Então, esse mercado abriu uma oportunidade muito grande para o segmento elétrico.

Transporte Moderno – Hoje, qual é o seu principal cliente do Kangoo E-Tech?

Alex Dias – Hoje, o Mercado Livre passa a ser o nosso principal parceiro por meio das locadoras que fazem a gestão de frota.

Transporte Moderno – A Renault fornece o modelo por meio das locadoras?

Alex Dias – Isso. Geralmente, o modelo de negócio é esse. As grandes empresas locam o veículo de grandes locadoras e nós, em uma condição de parceria, fomenta o negócio e a aplicação, além de identificar o melhor veículo para a locadora que presta a locação para grandes empresas.

Transporte Moderno – Quais são as locadoras que a Renault tem parceria?

Alex Dias – As grandes e reconhecidas do mercado, as maiores, como Localiza, Movida, etc.

Transporte Moderno – E, por meio delas, vocês alugam para o Mercado Livre, por exemplo?

 Alex Dias – Exatamente. O mercado brasileiro é bem servido de locadoras, além das que conhecemos bem, há outras locadoras principalmente francesas, que trabalham muito junto da Renault.

Transporte Moderno – A maior parte das vendas de elétricos é para as locadoras?

Alex Dias – Falando especialmente do Kangoo, até que sim. É muito mais voltado para a locadora. Obviamente que tem negócios e negócios, empresas ligadas à energia renovável, como produção de energia fotovoltaica, de energia limpa e de energia elétrica nos buscam diretamente. Mas as que atuam na última milha e em grandes distribuições, que hoje são a maior fatia, optam por locação de veículo.

Transporte Moderno – A expectativa de vendas para o Kangoo elétrico será maior neste ano?

Alex Dias – O mercado está em franco crescimento nos últimos anos. Estimamos, sim, que deve ter um volume maior de vendas neste ano. Principalmente porque muitas empresas agora tendem a cumprir os acordos firmados de descarbonização. Muitos acordos têm fechamento em 2024, 2025 e, naturalmente, vão impulsionar a venda de carros elétricos no Brasil.

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