MWM planeja expandir centro de distribuição de Jundiaí, em São Paulo

Neste ano a empresa já implementou novo software de gestão de recursos e trabalhos no CDP para otimizar ainda mais o tempo de entrega das peças e aumentar a produtividade

Sonia Moraes

A MWM planeja expandir o seu centro de distribuição de peças localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo, a partir de 2025 com a entrada em novos mercados e o aumento do portfólio de produtos. Neste ano a empresa já implementou novo software de gestão de recursos e trabalhos dedicado exclusivamente ao manuseio de peças no CDP afim de otimizar ainda mais o tempo de entrega das peças, bem como aumentar a produtividade.

“Estamos colocando em prática o projeto 6D, com o objetivo de lançar neste ano seis itens por dia, totalizando aproximadamente 2.190 novas peças, considerando as linhas de peças opcionais e Master Parts, e não limitando-se a motores, mas também sistemas de freio, suspensão, entre outros. Também estamos investindo em lean manufacturing, inteligência artificial, business inteligence e Indústria 4.0”, revelou Thomas Püschel, diretor de unidades de peças de reposição, motores e marketing da MWM, em entrevista exclusiva para o portal Transporte Moderno.

O centro de distribuição de peças da MWM iniciou as atividades em outubro de 2015 e hoje ocupa uma área total 7.787 m², tem 14 metros de altura e mais de 9.000 posições de armazenagem. Neste local a empresa possui mais de 17 mil itens de peças em seu portfólio e armazena aproximadamente 7,6 milhões de peças, considerando o atendimento de mais de 45 países que comercializa suas peças de reposição. “No total movimentamos algo em torno de 200 mil peças por dia considerando entrada e saída de mercadorias. E temos uma performance de 99,9% dos pedidos processados internamente em até 24 horas”, afirmou Püschel.

CD da MWM em Jundiaí
Divulgação: MWM

O controle da logística interna (inbound) é feito pela ID Logística, empresa francesa que trabalha com a MWM desde o início desta operação. “O CDP é abastecido por fornecedores nacionais, intercompany e internacionais, com transporte aéreo e marítimo. Em média oito caminhões fazem o transporte inbound e seis outbound”, explicou Püschel.

Peças nacionais e importadas

Do total de peças comercializadas, 80% são produzidas localmente e 20% são importadas. “A nossa rede de distribuição global conta com mais de 1.300 pontos de venda e cerca de 80% do faturamento vem do mercado interno e 20% do mercado externo”, revelou o diretor. “Atendemos atualmente os nossos clientes com uma performance de 98,5% em âmbito nacional. Acompanhamos as entregas de cada
pedido em tempo real desde a saída da nossa operação até a entrega em seu destino final.”

Para a reposição, a MWM possui amplo portfólio de peças: genuínas, opcionais – que são certificadas pela engenharia da empresa e dedicada exclusivamente a motores MWM – e a linha Master Parts de peças multimarcas, com qualidade assegurada MWM, que incluem componentes para motores, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, geração de energia e segmento marítimo (trabalho e lazer). As peças mais requisitadas são kit de cilindro, filtros, juntas, bomba d’água, bomba de óleo e bicos
injetores.

Neste centro de distribuição a MWM mantém 220 colaboradores indiretos e 18 diretos, que cumprem a jornada de trabalho em três turnos – das 6 às 16 horas, das 15h48 às 01h01 e das 22 horas às 6 horas. “Temos oito docas com uma infraestrutura robusta para agilizar o recebimento e expedição dos materiais. E a operação mantém bom nível de performance de atendimento ao processamento dos pedidos”, comentou o diretor da MWM.

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