Vendas de pneus de carga crescem no quadrimestre

Dos, 2,21 milhões de pneus vendidos até abril deste ano, 1,60 milhão de unidades foram para o mercado de reposição e 611 mil unidades para as montadoras

Sonia Moraes

As vendas de pneus de carga atingiram 559.959 unidades em abril, o que representou queda de 7% em relação a março deste ano (602.181 unidades), mas um aumento de 2,8% sobre abril de 2023, quando foram comercializados 544.571 produtos, conforme mostra o balanço divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

No acumulado de janeiro a abril, a indústria de pneumáticos vendeu 2,21 milhões de produtos, aumento de 1,3% em relação aos 2,18 milhões de pneus de carga comercializados no mesmo período de 2023, sendo o único setor a garantir desempenho positivo no primeiro quadrimestre deste ano, segundo a Anip. Do total de pneus vendidos até abril deste ano, 1,60 milhão de unidades foram para o mercado de reposição, quantidade 3,3% abaixo dos 1,65 milhão de pneus vendidos no primeiro quadrimestre de 2023.

Para as montadoras as fabricantes aumentaram em 15,7% as vendas de pneus de carga de janeiro a abril deste ano, de 528 mil nos quatro meses de 2023 para 611 mil unidades neste ano.

Comerciais leves

Para o segmento de veículos comerciais leves, a indústria vendeu 716.401 pneus em abril, sendo 344 mil para o mercado de montadoras e 372 mil para reposição. Esse número representa aumento de 0,6% nas vendas para o mercado de reposição quando comparadas com o mês anterior. Na comparação com abril de 2023, foi registrada alta de 2,2% nas vendas totais de pneus comercial leve, com crescimento de 20,3% nas vendas para montadoras e queda de 10,2% nas vendas para reposição.

A Anip informa que, por questões de regras de consolidação de dados, as vendas para as montadoras em março de 2024 não foram divulgadas. Devido à ausência dos dados o acumulado para montadoras e total não podem ser apresentados. Incluindo todos os segmentos que são abastecidos pela indústria nacional
(automóveis, veículos comerciais leves, carga e motos) as vendas totais de pneus no primeiro quadrimestre tiveram queda de 10,2% em comparação com os quatro primeiros meses de 2023, saindo de 18,40 milhões para 16,52 milhões de unidades. As comercializações para montadoras caíram 10,3% (passando de 4,47 milhões para 4,01 milhões de pneus), enquanto o mercado de reposição recuou 10,2% (de 13,93 milhões para 12,51 milhões).

Balança comercial

A balança comercial do setor de pneumáticos apresentou déficit de US$ 314.020.703 no acumulado de janeiro a abril deste ano, resultado que representa aumento do déficit em relação ao mesmo período de 2023 quando a balança comercial do setor registrava saldo negativo de US$ 162.390.767. Em unidades o déficit atingiu 15,576 milhões – com importação de 19,47 milhões de unidades e exportação de 3,90 milhões de unidades –, enquanto no mesmo período de 2023 o saldo negativo era de 9,81 milhões de pneus.

LEIA MAIS

Firestone investe em novas tecnologias para competir com pneus importados

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]

Newsletter O que move o mercado, primeiro para você

Receba as principais notícias, análises e tendências do transporte moderno diretamente no seu e-mail e acompanhe atualizações em tempo real pelo nosso canal oficial.