Scania comemora a produção de 500 mil caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo

O modelo escolhido para destacar o marco histórico foi o 460 Super; a empresa celebra também a liderança no mercado de pesados, com 6.850 veículos emplacados de janeiro a maio deste ano

O modelo Super 460 foi escolhido pela Scania para destacar o marco histórico de 500 mil caminhões produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). “Escolhemos o caminhão 460 Super porque atende mais aplicações e mais segmentos e é o caminhão que tem maior eficiência energética do mercado e certamente é o que vai liderar o segmento 6x2 no futuro”, disse Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil durante a apresentação deste caminhão para a imprensa na fábrica de São Bernardo do Campo

Sonia Moraes

O modelo Super 460 foi escolhido pela Scania para destacar o marco histórico de 500 mil caminhões produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). “Escolhemos o caminhão 460 Super porque atende mais aplicações e mais segmentos e é o caminhão que tem maior eficiência energética do mercado e certamente é o que vai liderar o segmento 6×2 no futuro”, disse Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil durante a apresentação deste caminhão para a imprensa na fábrica de São Bernardo do Campo.

A empresa celebra também a liderança conquistada no segmento de pesados, com 6.850 veículos emplacados de janeiro a maio deste ano. Com esse número, que é 80% superior às vendas do mesmo período do ano passado, conseguiu 30% de participação e 21% na categoria acima de 16 toneladas.

“O segmento que puxou esse crescimento foi o de cargas industrializadas, alimentos, higiene e limpeza e, principalmente, e-commerce e cargas refrigeradas. Esses segmentos foram os que mais demandaram caminhões 6×2, tanto que o modelo mais vendido foi o 450 R 6×2 Plus”, esclareceu Nucci para a Transporte Moderno.

Nucci informou também que a liderança do modelo 450 R ocorreu porque a empresa teve pequenos distúrbios na cadeia produtiva no fornecimento de peças e conseguiu vender mais modelos Plus do que o Super. “Mas isso já mudou ao longo deste ano.”

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Perspectiva para o mercado em 2024

O diretor da Scania comentou que o ano está bom para o mercado de caminhões, com resultados acima das expectativas. “Esperávamos alcançar neste ano crescimento em torno de 10% a 12%, mas até a Anfavea fala em crescimento de 14% a 15% e acreditamos que o mercado vai atingir este patamar, pois somente no primeiro trimestre já cresceu 10% em relação a 2023”, disse Nucci.

Ele destacou que a Scania tem a vantagem de cobrir o máximo de segmentos porque o agronegócio não está bem este ano. “Vai ter uma quebra de safra projetada pela Conab de 7% a 9%, mas mesmo assim será a segunda ou a terceira a melhor safra da história. O preço da soja e do milho está se recuperando, do café e do algodão está num nível muito bom e a exportação de tudo que está ligado ao agro, que não seja soja e milho, está muito bem, mas não vai ser suficiente para virar todo o cenário do agro neste ano. No entanto, independente deste cenário, os dados macroeconômicos e com o cenário de mercado projetado acreditamos que será um ano muito bom”, afirmou o diretor da Scania.

Biometano

Sobre a utilização do biometano, o diretor da Scania informou que já tem caminhão a gás rodando com biometano, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. “O interior de São Paulo está com mais de 12 usinas preparando para a produção de biometano, que será destinada mais ao transporte do que para a indústria. Já está sendo construído o corredor verde de fato com o biometano disponível”, destacou Nucci.

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