O Chefe de gestão de produtos e qualidade da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, revelou nesta semana que os caminhões nos quais o tradicional motor de combustão interna permanece, mas funciona com hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que os caminhões a diesel da marca, mas com o benefício adicional de emissões de CO2 muito baixas. “Eles serão um complemento valioso para nossos caminhões elétricos a bateria, que estão no mercado há vários anos”, disse. As informações são do site Trucknews.
Além de produzir praticamente zero emissões pelo escapamento, os motores de combustão interna movidos a hidrogênio serão capazes de abastecer em tempos comparáveis aos do diesel. A Volvo diz que já está testando a tecnologia.
Os motores apresentarão injeção direta de alta pressão, onde uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada para permitir a ignição antes que o hidrogênio seja adicionado. Os benefícios sobre as células de combustível incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e aumento da potência do motor, diz a Volvo. A empresa entrou em uma joint venture com a Westport Fuel Systems para utilizar a tecnologia HPDI. As operações começarão ainda no segundo trimestre.