Sonia Moraes
A cadeia de suprimentos deverá passar por mudanças importantes com o avanço da eletrificação da frota de veículos no Brasil, segundo Roberto Fantoni, sócio sênior da Mckinsey & Company, empresa de consultoria americana. “As empresas devem começar a produzir componentes necessários para veículos elétricos que serão vendidos no país e, ao mesmo tempo, terão que se adequar para suprir os novos entrantes e desenvolver capacidade local”, afirmou Fantoni durante o Conexão Sindipeças, evento realizado em formato online.
Na avaliação do consultor, a gradual transição para veículos elétricos no país deve ter impacto importante para o setor de autopeças e o principal deles é a redução no valor dos componentes que estavam sendo vendidos por unidade da frota. “Estimamos que o valor destes componentes por veículo deve cair algo em torno de 40%, comparando veículos a combustão com veículos elétricos.”
Valor dos serviços
A queda no valor dos componentes, que estão sendo usados por veículos na frota, deve ser acompanhada por aumento no valor dos serviços, segundo Fantoni. “Dado que os serviços necessários para os veículos elétricos são relativamente mais sofisticados e complexos.”
O consultor ressaltou que essa mudança do lado do serviço deve facilitar a consolidação do setor no Brasil, hoje bastante fragmentado e, até certo ponto, não capacitado para atender o tipo de serviço que vai ser necessário nestes veículos. “Se, por um lado, o valor dos componentes necessários para um veículo elétrico é menor, por outro lado, a frota deve continuar crescendo num ritmo bastante saudável, e o conteúdo da frota de veículos a combustão deve aumentar e apoiar o crescimento da indústria de autopeças nos próximos anos.”
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