Aline Feltrin
A Vamos passou a oferecer uma nova modalidade de aluguel de caminhões no Brasil: locação de modelos seminovos para a segunda locação. Conforme o diretor de inteligência de Mercado do Grupo Vamos, Ricardo Barion, clientes que optarem por esse tipo de contrato vão pagar até 20% a menos do que locar um caminhão zero-quilômetro. “A diferença é grande na parcela da locação”, disse o executivo durante o evento Frotas Conectadas, no painel “Inovações como Alavanca para Gerar Resultados Financeiros e Operacionais”.
Com essa nova opção, a expectativa de Barion é que, em breve, essa modalidade represente até 25% de todos os contratos de locação. O executivo contou que, antes, quando o contrato de locação terminava, o caminhão era destinado para as lojas de vendas de seminovos. “Decidimos abrir esse leque para veículos de baixa quilometragem, que traz um menor custo para quem deseja renovar seus contratos”, diz. A Vamos tem aproximadamente 50 mil ativos locados no Brasil, entre caminhões e máquinas. Desses, 85% são caminhões.
Na visão de Barion, a locação de caminhões no Brasil representa uma oportunidade para ajudar a renovar a frota e ajudar a reduzir custos para o transportador. “Caminhões acima de 10 anos param a cada dois meses para fazer manutenções corretivas, o que gera mais custo e menos oportunidade de gerar valor”, disse.
Potencial de crescimento
Conforme Barion, a locação já representou 10% do total de compras no ano passado, e a tendência é de crescimento. Em comparação com os EUA, onde 22% da frota é alugada, e com a Europa, onde esse número chega a 25%, percebe-se uma clara oportunidade de expansão. “Fazer uma análise cuidadosa para determinar a viabilidade dessa estratégia é fundamental. Espera-se que esse cenário de locação crescente contribua significativamente para a renovação da frota.”
O executivo disse que há uma clara oportunidade de crescimento no Brasil, mas é essencial fazer uma análise detalhada para avaliar sua viabilidade. “Prevê-se que essa tendência de locação aumente, o que pode ser benéfico para a renovação da frota. Uma das barreiras enfrentadas é a dificuldade de acesso ao crédito”, ponderou”
Segundo ele, na locação não há necessidade de entrada e os gastos com documentação são eliminados. “Além disso, é possível incluir os custos de manutenção no contrato”, finalizou.
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