O Porto de Itaqui, no Maranhão, deverá receber investimentos de R$ 2,5 bilhões para ampliação da sua infraestrutura. O acordo para realizar o projeto de melhorias na infraestrutura foi assinado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a VLI, especializada em logística integrada em ferrovias, portos e terminais. De acordo com as empresas, a iniciativa deverá abrir 2.500 postos de trabalho.
A VLI e a Emap trabalharão em conjunto para verificar a viabilidade das obras que devem ser iniciadas em 2025. A capacidade a ser ampliada, condições operacionais e outros itens serão analisados na fase de estudos. Atualmente, a VLI atua no berço 105 do Porto de Itaqui para movimentar soja, milho, farelo de soja, ferro gusa e fertilizantes.
Segundo informações da VLI, o sistema portuário do Maranhão é a rota natural para a produção do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Além disso, engloba outros estados como Mato Grosso, Tocantins e Goiás, que estão dentro da área de cobertura do Corredor Norte da VLI.
LEIA MAIS
Plataforma de gestão rodoviária VLI alcança crescimento de 120% em cinco anos
Brookfield se torna a principal acionista da VLI