As empresas rivais Volvo Group e Daimler Truck concordaram em formar uma joint-venture que desenvolverá uma plataforma de veículo definida por software para aprimorar suas capacidades digitais. A nova empresa será na Suécia, segundo um acordo preliminar esperado para ser finalizado até o início de 2025.
A companhia desenvolverá uma plataforma de veículo definida por software comum e um sistema operacional dedicado para caminhões. Volvo e Daimler afirmam que o objetivo é que a entidade independente seja uma principal desenvolvedora de hardware e software padronizados.
Em nota, o presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, declarou que as empresas agora unem forças para acelerar os benefícios para o cliente que uma plataforma de caminhão definida por software trará.vDe acordo com o CEO, caminhões pesados definidos por software representam uma mudança de paradigma na transformação da indústria. “Transformar o caminhão em um dispositivo programável com hardware e sistema operacional padronizados para atualizações rápidas de produtos dará às duas empresas a oportunidade de criar valor por meio de serviços e soluções digitais diferenciados.”