Mauro Andrade, gerente de vendas do Consórcio Iveco: “Há uma tendência de busca pelo consórcio devido ao custo financeiro mais baixo. O perfil dos clientes tem evoluído, com pequenos e médios empresários optando por essa modalidade devido às dificuldades de acesso ao crédito”

O executivo do Consórcio Iveco diz que aproximadamente 40% dos clientes são grandes empresas e 60% são pequenos e médios empresários. Houve uma inversão nos últimos anos, refletindo a busca crescente desses segmentos

O executivo do Consórcio Iveco prevê um crescimento de cerca de 25% nas cotas este ano, totalizando aproximadamente 2.250 cotas; o foco está em oferecer condições acessíveis, como parcelas reduzidas no início do consórcio, para atrair e fidelizar clientes

Aline Feltrin

Transporte Moderno – Como você enxerga o ambiente de negócios para o consórcio de caminhões Iveco neste ano?

Mauro Andrade – Em 2023 já vimos um aumento significativo, especialmente no segmento de veículos pesados. O perfil dos clientes tem evoluído, com muitos autônomos tornando-se pequenos empresários, o que influencia o aumento da procura pelo consórcio, especialmente devido ao custo financeiro mais atrativo.

Transporte Moderno – Quais são os planos e perspectivas para o consórcio de caminhões Iveco este ano?

Mauro Andrade – Estamos prevendo um crescimento de cerca de 25% nas cotas este ano, totalizando aproximadamente 2.250. Nosso foco está em oferecer condições acessíveis, como parcelas reduzidas no início do consórcio, para atrair e fidelizar clientes, tanto pequenos e médios empresários quanto grandes frotistas.

Transporte Moderno – Como você vê o perfil do consumidor e as mudanças de comportamento em relação ao consórcio de caminhões?

Mauro Andrade – Há uma tendência crescente de busca pelo consórcio devido ao custo financeiro mais baixo e à flexibilidade de pagamento. O perfil dos clientes tem evoluído, com mais pequenos e médios empresários optando por essa modalidade devido às dificuldades de acesso ao crédito bancário.

Transporte Moderno – Qual o impacto das taxas de juros e da política de crédito restritiva dos bancos no mercado de consórcios?

Mauro Andrade – As taxas de juros altas e a política de crédito restritiva dos bancos têm impulsionado a procura pelo consórcio, pois oferece uma alternativa mais acessível e flexível de aquisição de caminhões, sem comprometer a capacidade de crédito dos clientes.

Transporte Moderno – Como o consórcio Iveco está se adaptando para atender às demandas desse mercado em constante evolução?

Mauro Andrade – Estamos sempre alinhados com a montadora e oferecemos condições diferenciadas, como parcelas reduzidas no início do consórcio, para atender às necessidades dos clientes, principalmente os pequenos e médios empresários.

Transporte Moderno – Qual o percentual de clientes pequenos, médios e grandes no mix atual de consumidores do consórcio Iveco?

Mauro Andrade – Aproximadamente 40% são clientes grandes e 60% são pequenos e médios empresários. Houve uma inversão nos últimos anos, refletindo a busca crescente desses segmentos pelo consórcio.

Transporte Moderno – Quais são as tendências e perspectivas para o mercado de consórcios nos próximos anos?

 Mauro Andrade – A tendência histórica do mercado de consórcios é de crescimento, principalmente em períodos de restrição de crédito bancário. A procura por essa modalidade tende a aumentar, especialmente entre pequenos e médios empresários, devido ao custo operacional mais baixo e à flexibilidade de pagamento.

Transporte Moderno – Como a tecnologia e a informação estão influenciando as mudanças no comportamento dos consumidores de consórcios?

Mauro Andrade – Com o acesso facilitado à informação e o uso da tecnologia, os consumidores estão mais conscientes e abertos a novas formas de investimento, como o consórcio. Isso reflete diretamente nos resultados positivos do mercado.

Transporte Moderno – Em sua opinião, qual o papel do consórcio de caminhões na atual economia e no setor de transporte?

Mauro Andrade – O consórcio de caminhões desempenha um papel fundamental na economia, oferecendo uma alternativa viável e acessível para a aquisição de veículos, especialmente em um mercado competitivo como o de transporte, onde o custo operacional é essencial para a lucratividade.

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