Aline Feltrin
Um levantamento da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC) mostrou que o mau uso dos modais de transporte faz com que o Brasil gaste mais do que deveria em logística, muito mais do que os Estados Unidos, por exemplo. O custo brasileiro com transporte absorve 8,9% do PIB, enquanto
isso em terra norte-americana o percentual não passa de 5,2%.
No Brasil, o modal rodoviário representa 65% da matriz de transporte, enquanto isso a cabotagem, que é a navegação costeira dentro do país, tem apenas 13% de participação. Contudo, há um grande potencial para o crescimento do modal devido às vantagens que oferece frente ao rodoviário.
A Norsul, que completou 60 anos de atuação na cabotagem brasileira em 2023, é uma das maiores do setor e se posiciona de forma estratégica para absorver mais demanda. O diretor comercial da empresa, Fabiano Lorenzi, conta que o caminho para o crescimento é diversificar e encontrar novas maneiras para ganhar representatividade.
Embora a companhia esteja bem estabelecida na cabotagem, com 50% de participação, busca aumentar sua relevância ao buscar novas “avenidas” de crescimento. Na visão do executivo, o país tem como característica a produção na Região Sudeste e o consumo no Nordeste, e esse deslocamento é feito, hoje, por caminhão. “Por isso, quando olhamos para cabotagem verificamos um potencial enorme de expansão”, analisa.
Conteîneres
O executivo sugere que o uso de contêineres na cabotagem pode substituir ou complementar o transporte rodoviário, deixando o caminhão “na ponta”. Isso significa que, ao utilizar contêineres para o transporte de mercadorias por via marítima entre portos dentro do mesmo país, é possível reduzir a dependência do transporte rodoviário para a entrega final das mercadorias aos destinos, como fábricas, armazéns ou centros de distribuição.
Para Lorenzi, o uso de contêineres na cabotagem oferece vantagens como mais eficiência no manuseio de carga, redução nos custos do transporte menos impacto ambiental na comparação com o rodoviário.
“Essa realidade ajudaria a otimizar toda a cadeia logística, desde o transporte marítimo até a
entrega final da mercadoria.”
Oportunidades em outros setores
O diretor comercial da Norsul afirma que a empresa busca oportunidades de oferecer acabotagem para outros setores. A Norsul opera principalmente com carga líquida, como petróleo e derivados, mas enxerga oportunidades em outros produtos que também poderiam ser transportados por navegação. Lorenzi acredita que esse avanço depende essencialmente de as empresas entenderem as vocações e vantagens desse modal, especialmente para longas distâncias no eixo Norte-Sul. Em suma, Lorenzi revela que a busca pela diversificação passa pela desmistificação da ideia de que algumas cargas não podem ser transportadas pela cabotagem.
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