Com dragagem do canal externo, Porto de Suape busca mais produtividade

A dragagem consumiu R$ 140 milhões e prepara o porto para receber embarcações de grande porte

O Porto de Suape alcançou uma etapa importante em seu objetivo de aumentar a eficiência operacional com a conclusão da dragagem do canal externo, elevando sua profundidade para 20 metros

O Porto de Suape alcançou uma etapa importante em seu objetivo de aumentar a eficiência operacional com a conclusão da dragagem do canal externo, elevando sua profundidade para 20 metros. Essa conquista posiciona o Porto de Suape como o sexto maior atracadouro público em termos de movimentação de carga no Brasil.

Em 2023, o porto registrou um volume de 23.982.451 toneladas de carga movimentada. Em nota, o Porto de Suape informa que “esse feito não apenas destaca a importância e a relevância de Suape no cenário portuário nacional, mas também evidencia sua capacidade de atender às demandas logísticas em larga escala.”

A próxima fase envolve o balizamento do canal e a homologação da nova profundidade pela Marinha do Brasil, esperada para ser concluída em três meses. Com isso, o Suape estará preparado para receber embarcações de grande porte, como o petroleiro Suezmax, em sua capacidade máxima.

A dragagem, que custou R$ 140 milhões, foi concluída um mês antes do prazo e removeu 1.700.000 metros cúbicos de sedimentos.

Veja também