Redação
A Nstech, que fornece software para a cadeia de suprimentos de logística, anunciou a compra da Signa, uma das empresas líderes em soluções tecnológicas para o segmento de cabotagem. A companhia não abriu o valor do investimento.
Segundo a empresa, com a aquisição haverá a ampliação da oferta de produtos e reforçará sua presença na América Latina. Outros benefícios da compra citados pela Nstech são a consolidação da companhia no transporte de cargas e aumento da sua participação no mercado de sistemas e soluções de gerenciamento de transporte para o setor marítimo.
Vale informar que a Signa tem, em sua carteira de clientes, os principais players do mercado de cabotagem, como Maersk, Log-In e Norcoast, além de transportadoras rodoviárias como a JSL.
Conforme informações da empresa, o objetivo é aumentar a eficiência dos clientes que já utilizam a cabotagem e oferecer soluções para os que ainda não utilizam o modal.
Mais força na cabotagem
A cabotagem ganhou um pouco mais de representatividade na matriz de transporte brasileira. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o segmento movimentou 290,1 milhões de toneladas no ano passado. Mesmo assim, ainda é pouco explorado. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral identificou que a navegação por cabotagem responde por apenas 2,9% no volume de carregamento de carga em toneladas úteis.
Além da Signa, a Nstech havia feito, em maio do ano passado, a aquisição de 80% da startup Trizy, aplicativo de gestão de cargas e suporte ao caminhoneiro.
LEIA MAIS
Sem investimentos, cabotagem representará 3% do transporte em 2035, diz estudo