Temporal no Rio Grande do Sul: Randon Corp. suspende operações

Segundo comunicado da empresa divulgado em suas redes sociais, a suspensão ocorre inicialmente até o próximo domingo, 5 de maio

A Random Corp. suspendeu as operações nas fábricas da cidades gaúchas de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha. Segundo comunicado da empresa divulgado em suas redes sociais, a suspensão ocorre inicialmente até o próximo domingo, 5 de maio. O retorno está previsto para segunda-feira, 6 de maio. Contudo, poderá haver mudanças conforme atualização do cenário.

Conforme informações da Agência Brasil, pelo menos 19 barragens estão em estado de alerta ou atenção devido às consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (26).

Monitoramento

Em nota divulgada hoje (2), a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informou que está monitorando 14 barragens de usos múltiplos que estão em estado de alerta, incluindo a da Usina de Geração de Energia 14 de Julho.

Parte da estrutura da 14 de julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na serra gaúcha, a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre, se rompeu no início da tarde desta quinta-feira, potencializando o risco da elevação do nível do Rio Taquari causar inundações e enchentes em ao menos sete cidades (Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado) da bacia do Rio Taquari-Antas.

As áreas de influência de cinco das 14 estruturas monitoradas pela Sema estão em processo de evacuação. São elas: barragem Santa Lúcia, em Putinga; barragem São Miguel do Buriti, em Bento Gonçalves; barragem Belo Monte, em Eldorado do Sul; barragem Dal Bó, em Caxias do Sul; e barragem Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha

Veja também

Por