Firestone investe em novas tecnologias para competir com pneus importados

Com lançamento de seis novas medidas para os segmentos agrícola e fora de estrada, a marca pretende ganhar força contra a ofensiva de pneus importados no país, sobretudo os que vem da Ásia

Aline Feltrin

A Firestone aproveita a  29ª edição da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina,  para lançar seis novas medidas de produtos nos segmentos agrícola e fora de estrada. O pneu VMTP para caminhão off road 325\90R24 oferece banda de rodagem com sulcos extra profundos. Segundo a marca, isso resulta em melhor poder de tração, mais resistência a cortes e perfurações.O pneu faz parte do portfólio de tecnologias da marca que vem se munindo para ganhar força contra a ofensiva de pneus importados no país, sobretudo os que vem da Ásia.

Conforme a diretora de vendas AG para a América Latina e México, Manuela Nascimento, “a empresa tem respondido com resiliência, investindo em tecnologia e inovação para diferenciar seus produtos no mercado.”

A invasão de pneus importados no Brasil preocupa as marcas que mantém fábrica no Brasil. Em fevereiro, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, Pneumáticos e Látex (Fenabor) informou que buscaria junto ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços) a implementação de medidas que aprimorem as condições para as empresas brasileiras de pneus frente à competição com produtos importados. O objetivo, de acordo com a entidade, é salvaguardar os postos de trabalho no segmento.

Vendas

Seja como for, no primeiro trimestre deste ano, a indústria de pneumáticos registrou a venda de 1,65 milhão de pneus de carga, destacando-se como o único segmento a apresentar crescimento, com um aumento de 0,8% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram vendidos 1,63 milhão de unidades. Esses dados foram revelados pelo balanço divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

“No que diz respeito aos pneus agrícolas, embora tenhamos enfrentado uma leve queda nas vendas, este segmento continua sendo de extrema importância para nossa companhia”, disse Manuela.

LEIA MAIS

Vendas de pneus de carga avançam pouco no 1° tri

Veja também