Redação
A 29ª edição da Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, teve sua abertura oficial neste domingo (28) na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O evento, que ocorrerá entre os dias 29 de abril e 3 de maio, tem potencial para gerar R$ 13,2 bilhões em negócios, o mesmo patamar registrado em 2023.
A expectativa é que 195 mil visitantes de mais de 50 países passem pelo evento. As mais de 800 marcas expositoras são empresas nacionais e internacionais de nações como Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola.
Modernização agrícola
Durante o evento, o presidente da Agrishow, João Marchesan, ressaltou a importância de impulsionar o setor de máquinas e implementos para a agricultura. O objetivo é elevar a mecanização da agricultura familiar para 75%, uma meta ambiciosa em comparação aos atuais 18%.
Conforme Marchesan, à medida que o Brasil investir na modernização de suas máquinas, no aprimoramento da irrigação e na expansão da capacidade de armazenagem, fortalecerá os pilares essenciais para impulsionar a economia e promover o crescimento do PIB. “O Brasil já é uma potência agrícola e pode se tornar ainda maior. Há mercados e temos terra, clima, tecnologia, agricultores e máquinas.”
José Velloso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), destacou a importância da evolução tecnológica das máquinas e do aprimoramento dos processos de produção para superar desafios e aumentar a produção de alimentos com a mesma área sem perder a qualidade.
Crédito mais acessível
Os investimentos para modernização da agricultura também foram enfatizados pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que anunciou medidas para tornar o crédito mais acessível e promover a renovação de máquinas e equipamentos.
O novo Plano Safra 2024/2025, que será divulgado em breve, deverá trazer mudanças significativas, conforme destacado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com a expectativa de taxas de juros menores em comparação ao ano anterior e busca por recursos internacionais para promover uma produção sustentável no Brasil.
LEIA MAIS
Agrishow 2024: evento terá 800 marcas expositoras
Caminhões para o agronegócio: confira os modelos em destaque na Agrishow