Aline Feltrin
A 29ª edição da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, abrirá seus portões na próxima segunda-feira (30), em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, com a exposição de mais de 800 marcas. Entre elas estão as montadoras de caminhões, que levarão ao evento seus modelos vocacionados para o agronegócio para brigarem por aumento de participação de vendas em um dos setores da economia que mais crescem no Brasil.
A DAF Caminhões exibirá o XF 6×4, nas configurações de 480 cv e 530 cv, além do CF 8×2 de 310 cv. De acordo com a empresa, o XF vem se destacando pelo desempenho no transporte de cargas agrícolas e pelo rendimento em aplicações severas, seja em médias ou longas distâncias.
Por outro lado, o CF ganhou notoriedade com cargas cujos volumes são a partir de 15 toneladas, como produtos agrícolas e químicos, distribuição regional de alimentos, materiais de construção e câmaras frigoríficas.
Com o avanço do setor agrícola brasileiro, a procura por caminhões que atendem ao setor aumentou. Em 2023, ano em que completou uma década de presença no país, a DAF alcançou a marca de 35 mil caminhões na sua frot e almeja mais participação de vendas para empresas que atuam no agronegócio. Atualmente, a companhia possui uma cobertura de 100% do território nacional e continua investindo na expansão da rede com a abertura de novas concessionárias e a ampliação dos pontos de atendimento.
“No último ano, o agronegócio teve um crescimento histórico de 15,1%, totalizando R$ 677,6 bilhões para o setor. Por isso, a Agrishow será uma excelente oportunidade para realizar bons negócios com os principais produtores e empresários do país”, diz o diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil, Gabriel Fernandes.
Extrapesado e off-road
O cavalo-mecânico extrapesado Arocs 3353 S 6×4 de 91 toneladas será o destaque da Mercedes-Benz na Agrishow. O modelo é indicado para os setores canavieiro e madeireiro. A empresa também exibirá o Atego 2730/48 off road, destinado para aplicações de apoio no campo; e o Actros 2651 Estrela Delas, que reforça o movimento de inclusão e valorização das mulheres no transporte, inclusive no agronegócio.
O vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, relembra que os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. Também Além disso, atuam nos serviços de apoio no campo.
Boas expectativas
Seja como for, as expectativas da Mercedes-Benz para as vendas de caminhões dedicados ao agronegócio são boas, apesar de não haver perspectiva de o Brasil chegar a um novo recorde de produção de grãos na safra 2023/2024. “Mas ainda assim deverá superar a marca de 300 milhões de toneladas, o que é um volume muito expressivo, de impacto positivo para a economia e, consequentemente, para as vendas de caminhões”, diz Jefferson Ferrarez.
De acordo com o executivo, o agronegócio tem importância cada vez maior para o segmento de extrapesados. “Há 15 anos, o mercado de extrapesados representava 1/3 do total de caminhões. Hoje, chega a quase 60%.”
Além da DAF e Mercedes-Benz, estarão na Agrishow as marcas Ford, Scania, Volvo, Volkswagen Caminhões e Ônibus e XCMG.