Maior navio de transporte de celulose do mundo conclui sua primeira viagem até a China

A embarcação carregada com 72 mil toneladas exclusivas da Suzano contribui para redução da pegada de carbono por carga transportada

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Cosco Shipping Specialized Carriers, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, comemoram a conclusão da primeira viagem do ‘’Green Santos’’, nome dado ao maior navio de transporte de celulose do mundo.

A embarcação, saiu do Porto de Santos no dia 04 de março e chegou à China em 09 de abril, carregada com 72 mil toneladas de celulose exclusiva da Suzano, destinadas ao mercado asiático.

A capacidade do Green Santos não apenas otimiza a eficiência logística, mas também contribui para uma redução da pegada de carbono por tonelada transportada. O navio foi entregue no final de 2023 e faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues neste ano.

Aumento das exportações

A iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo (MS). Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, e terá sua produção escoada a partir da cidade do litoral paulista, onde foi realizado o primeiro embarque do Green Santos.

Ulstein lança navio subaquático para atender mercado de energia offshore

O navio de pesquisa polar búlgaro São Cirilo e São Metódio chega ao porto Rio Grande no dia 25 de fevereiro. A embarcação conta com 67 metros de comprimento e capacidade de acomodação de 60 pessoas, divididos entre 40 cientistas e outros 20 tripulantes

Veja também

Por