Telemetria da Ituran para locadoras de caminhão avançará 12% em 2024

Aproximadamente 25% da telemetria da empresa de origem israelense é destinada para locadoras, ou seja, das 160 mil soluções para frotistas, 48 mil são para para essas companhias

Aline Feltrin

O aquecimento do mercado de locação de caminhões fez os negócios de telemetria da Ituran Brasil dispararem nos últimos cinco anos. Conforme o diretor comercial corporativo da empresa, Fábio Acorci, hoje cerca de 25% da telemetria é destinada para locadoras. Ou seja, das 160 mil soluções oferecidas para frotistas, 48 mil são destinadas para essas empresas. “Nossa expectativa é que haja 12% de aumento de novos contratos”, pontua o executivo.

Seja como for, a Vamos é um dos maiores clientes. Segundo Acorci, a empresa do Grupo Simpar tem 20 mil caminhões com telemetria Ituran. Além da Vamos, a companhia de origem israelense tem em sua carteira a locadora Movida, entre outras.

Videometria

Segundo Acorci, cada vez mais clientes que alugam caminhões solicitam a telemetria para facilitar a gestão de frotas. De acordo com ele, isso ajuda a monitorar a eficiência ao volante dos motoristas e fornece parâmetros para aprimorar a operação de transporte. O executivo conta que excesso de velocidade e ociosidade são os principais erros de condução identificados pelo sistema de telemetria.

Além da telemetria, a empresa passou a oferecer a videometria, em tempo real. Ou seja, o monitoramento por câmeras que ajuda a garantir mais segurança e acompanhamento de forma contínua, com a utilização de sensores de movimento de câmeras. Acorci revela que a expectativa para 2024 é que haja a encomenda de 2.500 soluções de videometria, a maioria delas para locadoras de caminhões.

De acordo com a empresa, as câmeras detectam fadiga e emitem alertas em casos em que os motoristas apresentam distrações, sonolência, fumam ou utilizam o celular ao volante. Além disso, proporcionam aos gestores de frotas acesso às imagens em tempo real e com possibilidade de contactar o motorista.

Fábio Acorci destacou que as novidades têm como propósito investir cada vez mais na segurança dos condutores, veículos e o trânsito de forma geral, além de prover agilidade e inovações que agregam mais valor ao mercado.

A Ituran atua no Brasil em em outros países, como Israel, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México e Equador, com a oferta produtos contra roubo e furto de veículos, gestão de frotas com telemetria avançada, tecnologia de compartilhamento veicular e soluções com foco no mercado de locação e veículos por assinatura.

No mercado brasileiro, a empresa alcançou um crescimento de 23% de receita operacional em 2023. O Ebitda registrou aumento de 22%, o que representou o maior resultado de todas as operações do mundo. Globalmente, a Ituran apresentou um faturamento de US$ 320 milhões, um avanço de 9% em relação ao ano anterior.

“Temos expectativas positivas para esse ano, com planos de ter a nossa presença ainda mais marcante em todos os estados do país e ampliar o portfólio. Nossa projeção para 2024 é crescer 20%”, destacou o CEO da empresa, Amit Louzon.

Aluguel em ascensão

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a frota de caminhões no Brasil é de aproximadamente 3,5 milhões. Desse total, apenas 1,5% é alugado. Embora o mercado ainda seja pequeno – nos Estados Unidos, o aluguel representa 25% da frota – há potencial de crescimento.

Os resultados de 2023 divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostram bem essa realidade. Segundo dados da entidade, no ano passado as locadoras emplacaram 10.211 caminhões, o que representa 38,9% sobre a quantidade comprada em 2022. Com isso, o setor foi responsável por absorver 10,5% de todos os caminhões 0-km vendidos naquele ano. No entanto, o total de caminhões em nome de locadoras chegou a 42.712 ao final de 2023, um avanço de 19,6% na comparação com 2022.

A projeção da ABLA para este ano é a de que as locadoras sejam responsáveis pela compra de mais de 10% de todos os veículos pesados a serem vendidos em 2024 no Brasil, mantendo, dessa forma, no mínimo, a mesma participação no total das vendas em 2023.

Para saber mais sobre o panorama do mercado de locações no Brasil, leia a reportagem da edição 520 da revista digital da Transporte Moderno que estará no ar em breve.

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Renata Campos, gerente executiva da Scania Locação: “A previsão da empresa é chegar a 300 contratos assinados ainda em 2024. Estimamos que, nos próximos cinco anos, cerca de 20% da frota brasileira seja alugada, mas acreditamos que o ideal seria uma mistura saudável entre veículos próprios e terceirizados”


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