Redação
A MRS Logística, que administra a malha regional Sudeste e detém a concessão de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, alcançou lucro líquido e R$ 1,2 bilhão em 2023, o melhor resultado da história da companhia, com crescimento de 37,3% sobre 2022.
A receita bruta de R$ 6,9 bilhões também foi recorde no ano passado, o que representa um aumento de 14% na comparação com 2022. O desempenho favorável, segundo a empresa, reflete o crescimento do volume transportado, com a manutenção das margens.
Foram transportados 197,5 milhões de toneladas de carga no ano passado, o equivalente a 3,4 milhões de carretas bitrem, mas transportadas pela ferrovia, um modal mais seguro e sustentável, considerando a redução das emissões de gases do efeito estufa para a atmosfera. Esse volume representa um crescimento de 10,8% na comparação com 2022.
A empresa atribui o novo recorde ao crescimento de 14,6% no transporte de produtos de mineração e de 5,1% no de carga geral. “O segmento de transporte de carga geral tem apresentado crescimento constante ao longo dos últimos anos e, mais uma vez, atinge um novo recorde de volume, encerrando 2023 com 75,4 milhões de toneladas”, destaca a MRS em seu comunicado.
A companhia ultrapassou R$ 3,4 bilhões em Ebitda, aumento de 20,5% em relação ao ano anterior, o melhor Ebitda da história da MRS. “Mesmo com robusto volume de investimentos, a alavancagem segue sob controle. A relação dívida líquida/Ebitda permaneceu em 1,0x, patamar confortável em função da boa performance operacional estratégia na gestão do endividamento.”
Segundo Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos que assumimos junto à União, quando da renovação da nossa concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis e temos conseguido alcançar novos patamares em eficiência operacional e inovação. Alcançamos missões importantes, como aprimorar o atendimento de excelência aos nossos clientes, expandir a nossa presença em novos segmentos da economia no transporte de carga, avançar no desenvolvimento e integração das agendas ESG à estratégia da empresa. Vamos continuar avançando nestes e em outros projetos de expansão, buscando aumentar a participação do modal ferroviário na Região Sudeste”, revela o presidente.
Investimentos de R$ 1,8 bilhão
Ao longo de 2023, a MRS investiu R$ 1,8 bilhão com destaque nas iniciativas para garantir sustentabilidade do negócio e o cumprimento das obrigações regulatórias. Com relação aos aspectos regulatórios, a MRS entregou os investimentos previstos nos primeiros 12 meses (A+1) da renovação da concessão, além dos importantes avanços para concluir com sucesso também o pacote de A+2, que deve ser entregue até julho de 2024.
Neste pacote, destacam-se as entregas para ampliação da capacidade da Baixada Santista, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado. Os investimentos em melhoria de mobilidade urbana nas diferentes cidades ao longo da malha da MRS também merecem destaque.
Com o objetivo de dar continuidade à modernização da frota ferroviária e continuar avançando na eficiência operacional, foram assinados aditivos contratuais para aquisição de locomotivas e vagões. A MRS comprou 560 novos vagões e 30 novas locomotivas. Parte da entrega dos ativos começou neste primeiro trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos já estarão em operação.
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